quarta-feira, 10 de abril de 2013

Longo caminho

O ano começa e tudo está devidamente planejado. Corridas, meias, maratonas, objetivos. Tudo. Aí chega uma promoção de passagens de avião e muda tudo. Tudo. Foi assim, de repente, meio sem querer, que decidi participar da 30ª Maratona de Porto Alegre. O Eduardo trouxe a boa notícia da promoção, hesitei um pouco, mas não consegui rejeitar essa ideia. Comprei as passagens e dia 16/06 terei mais uma maratona para tentar o sub 4 horas. Por enquanto, só as passagens estão compradas. A inscrição ainda não foi feita.

Dessa vez, porém, estou fazendo um treinamento que julgo adequado. Mais adequado, penso. Fiz a base durante janeiro e boa parte de fevereiro. Incluí vários treinos de rodagens, corro quase todos os dias e tenho as devidas folgas. Os resultados estão aparecendo. A Meia de Florianópolis foi sub 1h45'. Os treinos de tiro estavam muito bem. E, nas últimas duas semanas, rodei 22 km e 25 km sem sentir tanta dificuldade. O próximo passo é fazer 28 km e ver se o corpo aguenta o ritmo. Esse sub 4 horas não vai ser fácil.

O treino de 25 km, o último longo que fiz, e mais longo do ano até agora, foi tranquilo. Comecei em ritmo confortável nos primeiros 9 km e tentei manter abaixo de 5'40'' min/km depois. Por que 5'40''? Porque é a média que vai garantir o sub 4 horas na maratona, mesmo com as marcações a mais do GPS. O mais legal foi ter fechado a média geral do treino em 5'41''. Acho até que exagerei em alguns quilômetros, indo mais rápido do que deveria, mas estava me sentindo bem. Quero ver o que acontece no treino de 28 km, o que vai doer. Seguimos treinando.

3 comentários:

  1. Vai ser difícil conseguir te acompanhar nessa maratona, Ênio. Vou tentar me preparar até lá. Vamos em busca do sub 4 horas. Tem que dar !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá ênio.
    Só ouço elogios dessa prova. Acredito que vc vai pra um sub 3:50 fácil!

    ResponderExcluir
  3. Oi Enio,
    Vejo que entrou mais uma para lista. Veremos até o fim do ano quais serão as outras surpresas do calendário. ;)
    forte abraço e bons km's!!

    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...