quarta-feira, 27 de março de 2013

4ª Meia Maratona de Florianópolis - 01h43'49''

Domingo foi o dia! Dia da 4ª Meia Maratona de Florianópolis. Dia de fazer um novo recorde na distância. Já era tempo, já era hora. Apesar das dúvidas e certezas apenas teóricas, tinha que tentar. E conseguir, de preferência. Começou tudo bem cedo, às 04:30 da manhã. Dormi quase 8 horas e fazia tempo que não acordava tão bem, preparado e sem dor para uma corrida. O clima e a largada cedo, às 07:20, ajudaram bastante. Estava nublado e o sol só apareceu na metade final da meia maratona. Posicionei-me bem atrás e larguei.

Usei essa tática para ultrapassar mais gente do que ser ultrapassado, ajudando o psicológico, além de ter uma melhor visão por onde correr. A largada dos 21 km foi antes dos 5 e 10 km, o que facilitou muito a minha vida e acho que a de todos os corredores. No 1º km, ainda passando muitos amigos, todos diziam: "o que você está fazendo aqui atrás? Assim não vai conseguir teu tempo". Não conseguia explicar, apenas continuava correndo e pensando se estava devagar mesmo. Completei o 1º km em 4'42'' e percebi que estava no caminho certo.

Até o 11º km foi tudo como esperado, rodando constantemente abaixo de 5'00''. Importante: correndo tranquilo, sem pressão, fiz os 10 km da meia maratona em 47'57''. CARA, EU FIZ OS 10 KM SEM QUERER E SEM FORÇAR EM QUARENTA E SETE MINUTOS E CINQUENTA E SETE SEGUNDOS!!!, só 27 segundos acima do meu recorde na distância. Com três subidas no percurso por causa dos elevados pelos quais passamos. Estava tudo tão bom e tão fácil. Só me vinha na cabeça que era o dia. Não tinha como dar errado. SIMPLESMENTE NÃO TINHA.

Lógico que nem tudo é perfeito. No meu plano, iria tomar um gel apenas no 11º km. Um staff atrapalhado mais eu descoordenado é igual a não conseguir pegar água. Fiquei segurando o gel aberto na mão até o 14º km, no próximo posto de água. Nesses quilômetros com gel na mão só pensava em manter o ritmo abaixo de 5'00''. O psicológico dizia que tinha dado merda, mas eu seguida. O ritmo subiu mas consegui manter. Completei o 15º km acima dos 5 min/km, mas foi quando tomei o gel e a água. Esse quilômetro acima estava na minha conta.

No km 16 e 17 voltei a rodar legal, mas no 18 deu problemas nas pernas. Sentia que estava fazendo a mesma força do começo da corrida. No entanto, fiz 5'02'', 5'10'' e 5'16''. No 21º e último quilômetro tentei voltar e fiz um suado e sofrido 4'59''. As pernas não aguentavam mais. Fiz os metros finais em 4'22'' só para dizer que corri forte no final. Foi bom para ter uma noção de como estou. Até o 17º km rodei legal abaixo de 5 min/km. Depois, as pernas não aguentaram. Nunca tinha corrido em ritmo de 4'53'' de média por mais de 12 km.

Ah sim, o tempo da meia maratona é o que está no título do post: 1h43'49'' (link do Garmin). Melhorar é MUITO possível. Preciso acertar o problema das pernas depois do 17º km para sonhar com o sub 1h40'. O objetivo do dia e do ano foi atingido. Correr tanto e treinar quase todo dia deu resultado. Em nenhum treino corri no ritmo da meia maratona por mais de 1 km. Só rodagens, treinos longos e tiros. Na hora corrida, foi só começar a correr que o corpo ficou abaixo de 5 min/km com a maior naturalidade do mundo, até me surpreendendo.

A organização da prova foi impecável e a medalha é bonita demais. Do que posso reclamar? Só das minhas pernas no final da corrida. E também da bolha que fez na sola do meu pé esquerdo, ali perto do dedão. Acho que foi a meia somada com o DS Racer, que é mais leve e pode mudar um pouco minha pisada. A decepção da Meia de Floripa de 2012 foi completamente apagada e deixada para trás. De 1h46'39'' para 1h43'49''. Finalmente! Nove meses depois, OI, SUB 1h45'. O foco agora é na Maratona de Porto Alegre, em 16/06, e no sonho das sub 4 horas.

MEU DESPERTADOR NO DOMINGO

5 comentários:

  1. Enio,

    Muitas vezes, trabalhar a mente/cabeça é mais difícil que as pernas. Seu "quase" recorde nos 10k dentro da meia mostra como você tem evoluído com os treinos e a mente estava solta para corrida. Gostei da sua participação. Parabéns pelo novo RPM. Um sub 01:43 é possível.

    abraço e bons treinos!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eae Enio,

    Parabéns pelo sub 1h45'
    Vou tentar também este ano, mas não sei se vou conseguir na golden4 SP porque antes disso tenho outra meta a cumprir...rsrs
    Estarei na meiadefloripa em junho tentando um sub 45' nos 10K, vai fazer essa prova?

    Abs
    fabiojapa
    http://www.run2b.com.br

    ResponderExcluir
  3. Excelente relato e empolgante, Ênio. Realmente as condições da prova estavam muito boas para recordes pessoais. Seu tempo foi incrível e até em posições relativas na meia maratona foi fantástico. Valeu a pena toda a preparação e treinamento para a prova. Parabéns e vamos juntos rumo ao sub 1h40min. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de prova Ênio, PARABÉNS PELO RECORDE!!!

    É muito bom ver o resultado dos treinos. Correr 21km nesse ritmo não é para qualquer um não. Estou na fase final de treinos para estrear no universo das meias. Essa semana fiz meu maior longão, 18km. Percebo que correr forte por mais de 1h30 ainda é uma grande barreira para mim.

    Gostei muito dos relatos que li sobre a MMIF, confesso que fiquei tentado em participar dela. Mas em junho quero está aí em Floripa correndo na Meia da O2.

    Abraços e mais uma vez Parabéns,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Ênio, parabéns pelo recorde pessoal!

    Vi você voando na Beira Mar... gostei do seu resultado.

    Que venham novas conquistas e recordes!

    Bons treinos campeão!

    Abraços.



    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...