domingo, 12 de dezembro de 2010

Constantemente inconstante

Sim, é isso mesmo. Esse é o meu principal problema quando estou correndo. Não consigo manter um ritmo. Aliás, só consigo ficar no mesmo ritmo quando vou muito devagar. E esse não é o objetivo. Tento sempre melhorar. Ser um pouco mais rápido. Aí que está a problemática. Até os 2 km de cada corrida vou bem, ritmo bom, bem rápido. Depois começa a cair, cair, cair.

Ainda não sei se realmente é fico cansado ou se é psicológico. Tipo, fui bem em 2 km e tá bom, posso diminuir o ritmo. Não, não poderia. O certo seria manter ou cair muito pouco. Geralmente a média do começo é 5:10 ou 5:20. No km 3 aumenta pra 5:40, 5:50. Quando chego no km 4 em diante, aí complica de vez. 6:00 de média. É muito alto. No final sempre acabo a corrida com a média abaixo de 6:00 min/km, mas sempre mais alta do que deveria.

Treinos e mais treinos para acertar isso. Tenho que treinar mais. Só assim pra parar de ser inconstante. O que mais me incomoda é fazer alguns quilômetros com média acima de 6:00. Isso é frustrante. Eu sei que posso, que consigo, já fiz várias vezes, mas em alguns momentos não vai. Acredito que deva ser mais psicológico do que cansaço. Afinal, na corrida de ontem, nos últimos 100 metros, corri de tal maneira que passei 5 ou 6 pessoas.

Se eu realmente estivesse sem condições, ia ser muito difícil fazer aquilo. E não foi. Cansou, foi um tiro praticamente, mas consegui, de forma tranquila até. Logo, não é impossível. Não quero correr a 4:00 min/km, ainda não. Chegar a 5:00 min/km estaria ótimo. 10 km em 50 minutos é o primeiro objetivo para 2011. Tênis novo e mais treinos vão me auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...