terça-feira, 30 de abril de 2013

Track & Field Run Series Beiramar Shopping - 45'46''

Comecei a correr por saúde, vontade de fazer algum exercício físico. Aí, percebi que podia correr mais rápido, podia melhorar meus tempos. E, agora, já não sei se corro pela saúde. Ou só por causa dela. Acho que é também por isso, mas o principal, no momento, é a busca por correr mais rápido e fazer novos recordes pessoas enquanto for possível. O foco atual é o sub 4 horas na Maratona de Porto Alegre. Estou treinando só pensando nisso. As corridas que entram no calendário são todas meios para o fim maior, dia 16/06.

Apareceu, então, uma prova do circuito Track & Field, que eu até tinha o objetivo de participar desde o começo do ano, buscando o sub 45 nos 10 km, como está descrito neste post de janeiro. Aí, apareceu a Maratona de Porto Alegre e o as coisas mudaram um pouco. Aumentei o volume e esqueci, por enquanto, os treinos específicios para as provas curtas. Felizmente, aumentar o volume propicia, de um jeito ou de outro, melhora na performance. E, depois desse prólogo todo, vamos ao que interessa, que é a Track & Field Run Series.

No sábado, aconteceu o Mountain Do Praia do Rosa. No entanto, entre correr 18 km no meio do mato ou correr 10 km forte no asfalto, sempre vou escolher o asfalto. Assim foi feito. Largada às 07:30 e só não foi o clima perfeito porque tinha sol. Nublado estaria ideal. Meu objetivo era o sub 45. Sabia que não ia dar, mas ia tentar para, pelo menos, dizer que tentei. Queria me testar, finalmente, em um corrida de 10 km. A última havia sido dia 02/09, na mesma Track & Field, só que no Shopping Iguatemi e não foi nas melhores condiçõs.

Chegou o dia e eu fui. A largada aconteceu pontualmente e o começo foi meio afunilado. A largada em frente ao Beiramar nos levou para a Beira Mar e enfrentamos um S que segurou o ritmo no começo. Depois, foi só pegar a Beira Mar Norte e sua planitude. Comecei tentando o sub 45, Fiz 4'35'', 4'25'' e 4'26''. Até o 3º km estava abaixo. Foi só. Vieram os outros quilômetros e as parciais mais altas (4'38'' e 4'41''). Melhorei no 6º km (4'29''), mas foi só (7º, 8º e 9º em 4'36'', 4'39'' e 4'43''). No último, tentei o sprint final e só saiu um 4'31''.

Terminei a corrida com 45'46'', novo recorde pessoal. Feliz pelo tempo, mas não totalmente porque o sub 45 não veio. Sabia que não viria, mas achei que pudesse me surpreender. Desde os 47'57'' nos 10 km iniciais da Meia Maratona de Florianópolis pensava ser possível melhorar o tempo. Um ano depois, novo recorde pessoal nos 10 km. Sem treinos muito específicos. Ainda vou tentar o sub 45. É possível, mas não é fácil. Percebi isso ontem. Saiu um sub 46. Enquanto não sai o sub 45, comemoro o 45'46'', a junção dos dois sub envolvidos na história.

Resultado:
  • Geral: 38º de 393
  • Masculino: 36º de 279
  • Categoria 25/29 anos: 4º de 39

2 comentários:

  1. Oi, Enio.
    Parabéns pelo seu sub46. Para quem vem treinando para maratona, conquistar uma marca desta mostra cadência e condicionamento. Meus parabéns!!! A TF é ótima para recordes: largada cedo e aferição do percurso. Que venha a edição do Iguatemi para o seu sub45. ;)
    Abraços e bons treinos.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Dando uma passadinha pra não perder o costume rsr. Seus tempos são sensacionais, ohh invejinha danada, meus parabéns, que venha a tão aguardada maratona!!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...