quarta-feira, 20 de março de 2013

Na teoria, inteiro para a meia

Antes de começar, uma pequena introdução, prólogo, preâmbulo, prefácio e qualquer outro sinônimo que você possa encontrar nos dicionários. Dia 24/03, próximo domingo, acontece a Meia Maratona de Florianópolis. O plano inicial era correr tranquilo para ter uma referência de como estava para a Meia de Floripa em junho. Aí, apareceu a Maratona de Porto Alegre, que acontece uma semana depois da Meia de Floripa, e tudo mudou. A meia sem objetivo virou a meia do ano. Já em março. E é disso que eu falo nas linhas abaixo.

Até o presente momento, quando escrevo este post, estou sentindo-me muito bem, sem dores ou qualquer outro tipo de indisposição. Os treinos estão em dia e me deixam animado. São treinos baseados no meu achismo, empirismo e pesquisa, mas, parece, nada indica que estou no caminho errado. Ou em um caminho tão errado. Em março, foram 19 treinos em 20 dias, com dois treinos longos, alguns de tiros e rodagens, nos mais variados ritmos e terrenos. Diria que estou confiante para a Meia Maratona de Florianópolis.

O único porém é que não tenho nenhuma prova prática de que o sub 1h45', consequentemente meu recorde pessoal, seja tão alcançável. Na teoria, sei que consigo correr abaixo de 5 min/km. Este ano, só fiz isso uma vez e nem chegou a 6 km, na Corrida dos Perebas. De onde vem essa certeza de que pode dar certo? O que já corri em 2012 e os treinos de tiro indicam que é possível. Claro que é tudo na teoria. Afinal, apesar do passado sub 5 min/km, não há garantia de que conseguirei manter tal ritmo durante mais de 21 km.

Domingo e segunda fiz treinos de rodagens em ritmo mais acelerado. Gostei do resultado. Era um teste para ver como as pernas estavam reagindo ao esforço durante e depois de correr. O próximo domingo é o grande dia. Objetivo: o recorde sub 1h45'. Qualquer coisa abaixo disso será frustrante. Por enquanto, não trabalho com a possibilidade de correr acima. Talvez, no dia da corrida, dependendo do que acontecer, mude de ideia. A princípio, só importa o recorde. Conto para vocês semana que vem como foi o sucesso ou desastre.

2 comentários:

  1. Olá Ênio.
    Só a certeza de que é possível o levará a essa conquista. E isso voce demonstra com tranquilidade e segurança.
    Vou correr a minha "provinha" de 5k e depois ficar na torcida pelo Ênio e demais amigos que vão nessa meia!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Enio.

    Já sei o resultado!!!

    abraços,
    Helena

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...