quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

XIV Volta da Pampulha

A segunda viagem do mês. Eu, Renato, Marta, Nilton, Laura, Jany, Juciana, Jacks e seu Nilzo fomos para Belorizonte na sexta-feira de manhã. Voo tranquilo. Chegamos ao hotel, descobrimos onde ficavam os quartos e fomos pegar os kits. Esperamos mais ou menos 50 minutos o ônibus, tanto na ida quanto na volta. Na sexta, a retirada de kits estava bem tranquilo no supermercado escolhido. Pouca gente e atendimento rápido. No sábado, ficamos na piscina e fomos ver quanto tempo demorava do hotel para a largada a pé.

Nem 30 minutos caminhando. Domingo, então, saímos pouco antes das 7 horas e fomos andando até o local da largada, em frente ao Mineirão, tranquilamente. Tinha bastante gente. A prova teve pouco mais de 8 mil concluintes. Largamos lá atrás, o que ocasionou algum transtorno no desvio de pessoas que correm mais devagar mas insistem em largar na frente. Não vou negar que meu objetivo era concluir a prova entre 01h30' e 01h35', mas logo vi que seria impossível, tanto pelo calor quanto pela quantidade enorme de pessoas no caminho.

Decidi, portanto, correr sem dar bola para o Garmin. Fui no ritmo que o corpo, as pernas e os outros corredores permitiram. Do pouco que me conheço, sabia que não estava rodando abaixo de 5 min/km, mas depois da prova tive a grata surpresa de perceber que meu maior pace foi de 5:41. Devido ao calor, sentia que estava fazendo muita força. Parecia que estava correndo perto de 6 min/km ou coisa parecida. A sensação de esforço era bem pior do que a realidade. A cada posto de hidratação, duas garrafinhas de água e dois banhos no corpo todo.

Em nenhum momento corri sozinho. É bom, pelo fato de sempre ter pessoas por perto, e ruim, já que fica ruim desenvolver o ritmo pretendido. Como não venho treinando nada específico, só rodando, sem objetivos no fim do ano, logo percebi que 01h35' não ia dar. E, vez ou outra, olhava o relógio para ver o tempo. Fui aumentando o objetivo. Mudei para 01h40', mas vi que também não seria possível. Mudei novamente, agora para 01h45'. Achei que ia dar. Não deu. Havia uma subida no fim da corrida, muito íngrime e que acabou com meus planos de tempo.

Aliás, quem colocou essa subida no fim da prova nunca deve ter corrida na vida. Pior ideia possível. Para amadores, caminhar foi quase obrigação. Fiz muito esforço para manter o trote no mínimo, mas o pace subiu e o 01h45' não veio. Era questão de honra ficar pelo menos nos 45 minutos. Olhei o relógio, fiz uns cálculos e deu certo. Terminar a Volta da Pampulha em 01h45'52''. Foi o melhor que deu para fazer no dia. Fiquei satisfeito. Era tanta gente e fiz tanto zigue-zague que, pelo Garmin, corri 700 metros a mais do que a distância da prova.

Da prova, esperava muito mais. O primeiro posto de hidratação demorou muito, só depois do 4º km, com a água acabando e os atletas tendo que se abaixar para pegar, o único posto de isotônico estava muito no início, lá pelo 5º km, a água estava na temperatura ambiente em quase todos os postos e ainda tinha a subida maldita do fim. Da cidade, do pouco que vi, não gostei. Tudo longe, ônibus demorado, sem táxi e motoristas mal educados. A primeira impressão não foi das melhores. Valeu muito pela viagem e pela companhia dos amigos.

TÁ TODO MUNDO AÍ

5 comentários:

  1. Realmente essas provas definitivamente não são para se fazer tempo. O que vale mesmo é a participação e o passeio com os amigos. Agora, imaginei que eles teriam uma estrutura melhor pelo porte da prova. Bom saber. De qualquer forma foi um bom tempo pelas condições. Parabéns por mais uma prova fora do estado !!! Agora só falta mais uma esse ano. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ênio.
    Você foi mais um dos campeões dess aprova.
    Pelo que leio e já ouvi falar, é uma prova bem tensa.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Enio,

    Sua participação foi excelente. Principalmente pelo percurso, clima e "organização" da prova. Eu imagivana outra prova, me surpreendi com seu relato. Pra pior. :/
    Que venha a próxima prova...

    forte abraço e feliz natal!!

    Helena
    @correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Enio,

    Apesar da corrida ser bem tradicional, é um a pena que teve esses pontos negativos. Você fez um ótimo tempo. O relato da prova, ficou muito bom. Ah.. a medalha é muito bonita. Parabéns por mais essa conquista.

    Abraços.
    www.corramais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...