quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

1ª Corrida Cross Country Barra da Lagoa

Minha primeira corrida do ano. A primeira oficial, que corri forte, tentando algum tempo. O local da prova era na Barra da Lagoa, com o percurso passando pela praia, areia fofa e trilhas. Juro que meu objetivo era correr abaixo de 5 min/km. Optei pelo revezamento, dupla masculina, e queria muito fazer a minha parte nesse ritmo. Adianto já no começo do texto que não deu. A largada às 9 horas, com um baita calor, mais de 30 graus e o percurso não me ajudaram. Fiz o melhor que pude no momento com as condições adversas que apareceram.

Sobre a corrida. O horário de verão (VOLTA!) terminou no sábado e a largada já estava marcada para às 9 horas. Penso que deveriam ter adiantado para às 8 horas. Cheguei lá perto das 8 e estava molhado de suor só de ficar parado. Largamos às 9 mesmo. Seria sofrido e não seria fácil, mas, como queria me testar, corri o mais forte que consegui. Na largada, um pequeno funil e a areia fofa me seguraram. Cheguei na areia dura e plana da praia e tentei me soltar. Nos dois primeiros quilômetros fui bem, abaixo de 5 min/km.

O problema foi a volta. Para entrar na trilha, mais areia fora, MUITA areia fofa. Ritmo despencou. Achei que na trilha conseguiria voltar para baixo dos 5 min/km, mas o terreno irregular, cheio de galhos e pinhas, não permitia o total desenvolvimento do meu super pace mais rápido do mundo. Ainda tinha areia fofa em alguns lugares e um tronco gigante. Foi realmente uma corrida cross country, como se anunciava. E foi sofrida. Terminei os meus 5,61 km em 28'50'' (pace de 5:09 min/km). Não foi horrível, mas não foi bom.

O curioso dessa corrida foi que o percurso tinha duas voltas, mas com distâncias diferentes. A primeira com uns 5,60 e a segunda com uns 4,30 km. O Israel, minha dupla, fez o outro trecho e terminamos a prova com o tempo de 51'25''. Ficamos em 87 de 205 no geral e 9 de 13 nas duplas masculinas. A corrida serviu para voltar a correr forte por vários quilômetros. O terreno acidentado e o calor desproporcional não me permitem uma avaliação completa. Domingo tem a Corrida dos Perebas e acho que vou ter uma noção melhor de como estou.

Menção honrosa para o troféu de terceiro lugar que ganhei no Ranking ACORSJ de 2012. Não sou rápido, nunca fui na minha vida, mas fui assíduo. Participar de 45 corridas em 2012 precisava ter algum benefício. Dessas 45, corri todas as da ACORSJ e consegui, mais por assiduidade do que por resultados expressivos, um inesperado 3º lugar. Última nota: por causa dos galhos e da tentativa de correr forte, tropecei em alguma coisa e caí, ali pelo 5º km. Logo levantei, não perdi muito tempo, mas ganhei um pequeno ralado no joelho direito. Acontece.

NO PÓDIO

O TROFÉU

2 comentários:

  1. Parabéns Ênio pelo troféu persistência.
    E pelo jeito essa não era mesmo uma prova boa para testar desempenho. Nos pereas você vai muito melhor!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de corrida cross-country, mas essa aí foi sofrida heim.

    Parabéns pela premiação.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...