segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Corrida Pela Paz 2012

Primeira corrida do domingo. Largada às 08:30. Dia bonito, perfeito, excelente. Estava também bem quente. Talvez até com muito sol, visto que eu já estava com o rosto vermelho antes da largada. Esquecer do protetor solar dá nisso. Para a primeira corrida do dia, os 10 km estavam previstos para serem rodados em ritmo de maratona. Aquela coisa entre 5:35 e 5:42, pensando no sub 4 horas. 10 km assim é tranquilo. 42 km é que ainda está difícil.

Mais de mil pessoas na Beira Mar Norte para participar ou assistir a Corrida Pela Paz. Encontrei vários amigos. Vários mesmo. Perdi a conta de quem eu vi e conheci ao vivo. Largamos. Dessa vez tinha até chip. No resultado final, contou o tempo bruto e não o líquido. O chip serviu pra quê? Alguém ainda há de responder. Usei o 1º km para medir como estava o ritmo, se muito acima ou muito abaixo do previsto.

Passei a 5:29. Talvez pela empolgação da largada. Tentei me segurar, mas não consegui. Relaxei demais e fiz 5:47 no 2º km. Nos cinco quilômetros seguintes, tive paces de 5:39, 5:49, 5:38, 5:38 e 5:49. Até aí tudo perfeito. Faltavam três quilômetros e era hora de acelerar. Brincar de correr mais forte. 5:18 e 5:24 me aqueceram para o tiro final, que fiz em 4:30. Ainda teve alguns metros a mais e fechei os 10 km em 56:25.

Meu Garmin marcou 310 metros a mais, mas eu realmente tenho dúvida se foi tudo isso. Fiz tanto zigue-zague para desviar das pessoas que acho bem possível ter feito quase todos esses metros a mais. Larguei atrás e tinha bastante gente no caminho, cada um no seu ritmo. Essa escolha tem suas consequências, mas como não era prova para recorde, não me importei. Os 56:25 foram bem dentro do planejado. Corrida 98 foi concluída com sucesso.

5 comentários:

  1. Show!!!!!! Precisas continuar me avisando das corridas de 5 km com medalhinhas. Preciso voltar logo. Abraços amigo de beira mar-SJ

    ResponderExcluir
  2. Oi, Enio.
    Conversamos de tantas coisas que eu esqueci de te perguntar do seu tempo.kkk Ainda bem que tem o seu post aqui para me manter atualizada. Pra quem vai encarar a maratona no domingo que vem, você correu muito. O resultado lógico foi excelente.
    No mais, eu estava observando, como cresceu a sua lista de amigos corredores (Correndus ==>). É muita gente mesmo.
    Que venha a prova nº 200!!!
    Abraços
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Agora só falta ela....a prova 100, a MARATONA de SC....onde tudo começou!!!

    Boa sorte nessa semana que antecede a maratona, e vai pensando no depoimento para o podcast....

    Abraço e nos vemos no "estúdio"

    ResponderExcluir
  4. Até que você está conseguindo se controlar bem nas corridas em ritmo de maratona. E olha que não é fácil !!! Os treinos foram feitos. Agora é esperar até o final de semana para curtirmos mais uma maratona. Ah, você esqueceu de comentar a nossa alimentação pós prova !!! Abraço e bons treinos (leves).

    ResponderExcluir
  5. Bacana Ênio.
    Legal usar a prova também para controlar o ritmo, não apenas para buscar recordes.
    Parabéns e agora ficamos no aguardo da 100!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...