terça-feira, 26 de junho de 2012

42 km à vista

Já estou aceitando o resultado da última meia. Não foi o que eu queria, mas foi o que deu para fazer. Buscando na minha tabela de Excel de registro de tempos, encontrei casos de quase recordes em outras distâncias, que foram igualmente decepcionantes tais qual a Meia de Floripa. Uma vez, faltaram 17 segundos para fazer o sub 25 nos 5 km. Em outra, faltaram 55 segundos para o sub 50 nos 10 km. Pouco depois, bati os recordes dessas distâncias bem batidos, com minutos sobrando. Então acho que pode acontecer a mesma coisa com os 21 km. Tomara. Espero que sim. Tem a Meia Maratona de Gaspar e Pomerode ainda este ano para tentar o sub 1h45'.

Participei de 18 provas este ano, mas nada é tão importante quanto a Maratona do Rio de Janeiro, dia 8 de julho. Fiz 3 meias este ano, com o objetivo de me preparar para a maratona. A Meia de Floripa foi a última das meias e era onde eu queria ser sub 1h45'. Não deu, mas serviu como treino longo. Aliás, além das 3 meias, fiz outros 6 treinos longos até agora. Entenda-se como longos treinos acima de 21 km. Dessa vez, estou me preparando para sofrer com mais dignidade em uma maratona. Tem tudo para dar certo. Ainda pretendo fazer um último longão. Aí é só esperar o dia da corrida chegar. Provavelmente, escreverei de novo a respeito da maratona antes de viajar.

O principal objetivo na Maratona do Rio vai ser terminar bem, somente com o desgaste e dores naturais. Correr o tempo todo durante os 42,195 metros é um desejo. Objetivo de tempo até tenho. São três, dependendo do que acontecer. Terminar a maratona abaixo de 4 horas (um sonho); se não der, terminar com um pace abaixo de 6:00 min/km, ou seja, sub 4h12'; se nem isso eu conseguir, só completar e comemorar mais uma maratona. Tenho esses objetivos, mas vou correr sem preocupação com o tempo. Tanto é que vou desligar os alertas do Garmin. Correrei só na sensação de esforço e cansaço, torcendo para que no fim veja um tempo surpreendentemente positivo no relógio da prova.

2 comentários:

  1. Dalhe Ênio....pô fiquei imaginando o dia que for fazer minha primeira maratona...acho que a pior parte vai ser segurar o coração dentro do corpo antes da largada!!!
    Relaxa com o tempo, vai pensando na pior hipótese e tenta ir melhor do que isso. O importante no final das contas é a gente ficar satisfeito com nosso desempenho!!! Tenho uma péssima notícia pra ti: Não tens chances de vencer a maratona, então relaxa e aproveita, curte como uma grande brincadeira.

    To apostando que tu faz abaixo de 4:05h, e se o dia estiver perfeito como foi na Meia de Floripa, vais baixar das 4:00h.....quero um chaveiro do Rio de prêmio se ganhar!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha primeira maratona, a ansiedade ficou em níveis elevados até sábado. No domingo, estava mais tranquilo. Não tinha mais como fugir.

      Como minhas chances de vencer não existem mais, vou só aproveitar a corrida. Maratona é diferente. Nem sempre acontece o que a gente quer.

      Se der o tempo, deu. Se não der, não faz mal. Vou tentar. Espero que a tua aposta esteja certa. Aí eu trago a loja toda (mentira, mas o chaveiro é garantido).

      Excluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...