segunda-feira, 19 de março de 2012

Corrida Rústica Cidade de São José 262 anos

Fazia 3 longas semanas que eu não participava de uma corrida. Da última vez foram duas no mesmo dia. Depois, concursos nos fins de semana e só treinos e mais treinos. Pelo menos os treinos foram produtivos. Já estava com abstinência de corrida. Não via a hora de chegar a Corrida do Aniversário de São José. Demorou, mas chegou o domingo. Prova de 5 e 10 km. Fui na de 10 km. A largada seria no horário nada digno de 9 horas da manhã. No verão, com o sol indecente de quase todo dia, é pedir pra se desidratar.

Seria às 9, mas atrasou, como sempre. Largamos às 9:15, só pra piorar mais um pouco. O percurso era um circuito de duas voltas pela Beira Mar de São José, quase chegando no Centro Histórico. O retorno nos contemplava com uma pequena subida, pra se somar com o sol e complicar mais um pouco a corrida. Tinha planos bem claros, tão claro quanto o domingo: correr a prova com pace de 4:59 min/km. Qualquer tempo igual ou menor que 49:59 me serviria. Havia esperança de que o sol não aparecesse domingo. Ele apareceu pra dificultar o objetivo.

Na largada, saí muito, mas muito forte pros meus padrões. Fiz o 1º km a 4:23. É um absurdo. Não consigo manter esse pace ainda. Senti que tinha feito a pior opção. Ainda consegui fazer o 2º e 3º abaixo de 5:00. A partir daí, não deu mais. O cansaço começou a se manifestar e o sol só piorava. O 1º km muito rápido me ajudou a fechar os 5 km da prova em 24:39. Fossem só 5 km, eu estaria satisfeito. O tempo estaria dentro dos objetivos. Havia, porém, a segunda volta. Passar de novo pelos mesmos locais. Lá fui eu.

Apesar de tudo, fui constante. Vejam as médias do 4º até o 9º: 5:07, 5:14, 5:14, 5:32, 5:19 e 5:13. Exceto por aquele 5:32 sem sentido (o 7º km), os outros foram regulares, embora mais altos do que eu gostaria. Faltava fazer um último km decente pra fechar bem a prova. Não admitia nada acima de 4:59. Era daí pra baixo. Com forças ocultas reservas, talvez guardadas daquele 5:32, fechei o último km a 4:57. Pra minha surpresa, essa prova teve pouco mais de 10 km. Meu GPS marcou 10,2 km. Os metros a mais toleráveis, compreensíveis.

Fica mais fácil pra calcular o tempo de corrida. Usando métodos matemáticas avançados, cheguei ao tempo de 50:54 em 10 km. Foi o meu melhor tempo em provas de 10 km. Ruim não é, mas ainda pode melhorar. Queria fazer 49:59 e perdi 55 segundos na Beira Mar. O sol deve ter ficado com eles. Ainda tenho o que melhorar. Minha atual categoria, 25-29 anos, torna quase impossível ganhar algum troféu. Fico satisfeito com a medalha de participaçção. Vou continuar treinando. Esse sub 50 em prova vai sair em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...