terça-feira, 1 de novembro de 2011

4ª Meia Maratona Cidade de Pomerode

O mês de outubro terminou da melhor forma: correndo uma meia maratona. Começou lá no dia 2 com a minha primeira maratona e passou pelo Mountain Do em dupla. Pomerode não é uma cidade exatamente perto de Florianópolis. Acordei às 3:30 de domingo pra me ajeitar e fazer meus rituais e às 4:30 saí de casa. A viagem dura quase nada, aproximadamente 2:30. A largada era às 8:00. Ainda cheguei com 1 hora de antecedência. O tempo estava nublado, ideal para correr. Além disso, o percurso era praticamente todo plano.

A largada foi autorizada e lá fui eu. Tenho mania de pensar em alguma estratégia antes dessas provas maiores. Nessa meia maratona, tinha o objetivo de fazer qualquer coisa abaixo de 2 horas e bater meu recorde pessoal. Eram 21 km e dividi em 3 partes de 7 km. Cada parte deveria ser feita, preferencialmente, em até 40 minutos. Completar 21 km eu sei que consigo. O desafio agora era ter um desempenho melhor, mais linear, ao longo da prova.

A corrida foi 99% em asfalto, dedicado aos atletas. Poucos carros passaram pelo local pra atrapalhar. A volta foi mais pelo acostamento, mas com total segurança. Água bem gelada a cada 3 km. Percurso muito bom. Foram mais de 500 concluintes na meia maratona. Em nenhum momento corri sozinho. Mesmo no final, quando já havia maior dispersão. Outra coisa legal foram os marcadores de ritmo. Tinha de 1:45, 2:00 e 2:15. O que faltou foi um tapete na largada, pra ter controle do tempo líquido. Foi marcado apenas o tempo bruto. Sei o meu tempo líquido porque liguei o GPS quando passei no portal.

Acredito que os treinos longos pra maratona, na casa dos 20 km pra cima, me deram uma base boa para essa meia maratona. As duas anteriores que fiz foram sem tanta rodagem. A primeira foi a primeira, nunca tinha corrido mais de 16 km. Na segunda, algumas dores, e ainda a falta de experiência, não me permitiram uma boa performance. Dessa vez, foi diferente. As placas dos km's apareciam e eu não me sentia cansado. Cheguei nos 10 km e ainda me sentia bem demais. O cansaço ainda estava longe de aparecer.

A volta nem foi tão ruim quanto eu imaginava. Continuei no meu ritmo, mantendo a média linear desejada. Os marcadores de ritmo das 2:00 me passaram, mas me contive. Acelerar ainda no 14º km seria prejudicial para o final da minha prova. As placas dos km's passavam e eu não ficava cansado. Tomei só um gel no 9º km e nem senti necessidade do outro. Ali pelo 17º resolvi que dava pra acelerar um pouco mais. Depois, vi no GPS que as médias por km foram praticamente as mesmas, mas a sensação de esforço parecia maior, provavelmente por ser a parte final da corrida.

De qualquer maneira, passei muitos corredores a partir do km 17. Pelo menos 15 eu deixei pra trás. Meu ritmo não era estupendo, mas era constante e suficiente para passar pelos atletas que já estavam mais desgastados. A cada passo, sentia um pouco mais o cansaço. Mas cada passo pra frente era um pouco menos pra terminar. E assim fui pensando pra não diminuir o ritmo. A placa dos 20 km foi um alívio. Faltava pouco, mas nunca 1 km demorou tanto. Fiz o tempo desse último km na média, mas parecia que não ia acabar.

O asfalto acabou e vieram os paralelepípedos. Pior tipo de piso pra correr. Ainda bem que eram só os 200 m finais. Quando entrei no Pavilhão de Eventos, local da chegada, vi o relógio marcando menos de 2 horas e tive que acelerar um pouco mais. Eram poucos metros pra garantir meu sub 2 horas tão sonhado. Aumentei a velocidade e completei. Tempo bruto de 1:59:37. Parei o GPS, olhei o tempo e a surpresa foi ainda melhor: 1:59:02. Novo recorde pessoal, 2m14s mais rápido do que o anterior. Fiquei muito satisfeito.

Tenho certeza absoluta que os treinos pra maratona, a maratona e o Mountain Do ajudaram muito. Nunca foi tão fácil correr uma meia maratona. Não quer dizer que as pernas não tenham ficado doloridas. Tive dores nas canelas e nas panturrilhas. Tudo dentro do normal. Nada que o descanso não cure. Consegui manter um ritmo constante, inclusive no fim da prova, que foi o que garantiu o recorde pessoal. Completar uma maratona me fez ter outra perspectiva da meia maratona. O próximo objetivo em meias é melhorar ainda mais o tempo. Aos poucos, eu chego lá. Não tenho pressa.

Um comentário:

  1. Parabéns, Enio. A cada prova melhorando cada vez mais. É isso aí. Sei da satisfação da primeira meia maratona sub-2h. É muito gratificante e nos deixa bem animado. Continue assim. Estás evoluindo bem rápido !!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...