domingo, 6 de novembro de 2011

1ª Volta do Balneário

Sábado, 05/11/2011. Esse era o dia para fazer meu melhor tempo nos 5 km. Fazia tempo que não participava de uma prova de 5 km. Aí, apareceu a 1ª Volta do Balneário. Durante a semana que antecedeu a prova, fiz uns treinos e bati meu recorde nos 5 km. Vi que era possível e botei esse objetivo na minha cabeça. Sábado era o dia. Recorde pessoal. E não só isso. Tempo abaixo dos 25 minutos ou morte. Esse era o pensamento.

Chegou o dia. A corrida foi às 16 horas, com sol das 15. Tinha medo que o almoço pudesse me incomodar, já que no sábado de manhã fui acometido por uma diarréia feia. De acordo com o regulamento, teríamos que correr com a camisa da corrida (pior camisa). Pra terminar, tinha o vento contra na Beira Mar do Estreito. Esses fatores influenciaram meu desempenho. Alguns eram conhecidos, outros não.

Nunca tinha ido na praça, que esqueci o nome e não tô com vontade de procurar no Google, onde foi a largada. Lugar bem legal. Peguei o kit e vi que a camisa era uma porcaria pra correr. Enfim, regulamento é regulamento. Vamos usá-la. Pelo menos era regata. Cada vez foi chegando mais gente e o número final de corredores que participaram ficou bem razoável, considerando a quantidade que temos nas provas na Grande Florianópolis.

Tava quente demais. Seria sofrido. Por outro lado, eram só 5 km. Coisa rápida. Largada! Comecei no ritmo forte que pretendia. 1º km em 4:17 foi até mais rápido do que o desejado, mas tava abaixo dos 5:00 min/km. No 2º km, caiu um pouco o ritmo e fechei em 4:54, ainda abaixo do objetivo. Aí veio o retorno, a pior parte. Entendi porque fui tão bem no começo. Juntou a empolgação da largada com o vento a favor.

A volta foi sofrida. O vento contra cobrou o que deu na ida. E cobrou com juros. Me segurou demais. Fiz o 3º km em 5:26. No tempo total, ainda estava no meu obejtivo. Tinha 22 segundos sobrando. Não seria tão ruim se o próximo km não fosse contra o vento também. Completei o 4º km em 5:36 e fiquei com 14 segundos de desvantagem. Nesse momento, vi o recorde indo embora, sendo levado sem piedade pelo vento.

O último km foi fora da Beira Mar do Estreito. Ainda tinha um pouco de vento contra, mas estava mais tranquilo. O problema maior foi o cansaço de quem fez muita força pra vencer o vento e não conseguiu. A parte final foi pelas ruas e com algumas curvas. Completei o 5º km em 5:01 e terminei a corrida em 25:16. Não bati meu recorde, nem fiz abaixo de 25. Bota na conta do vento. Tive culpa também, mas tanto vento contra foi inesperado.

Aliás, sobre a frase "recorde ou morte": precisava de todos os estímulos possíveis. Quase deu certo. Deixo pra morrer mais tarde. Sobre a prova, o percurso teve exatos 5 km, coisa rara nessas corridas menores. Curioso foi um tronco na entrada da Beira Mar, que ainda está fechada para carros. Pode se dizer que foi uma corrida de 5 km com barreira, na ida e na volta. Na volta, muito mais sofrido pra pular o tronco. Foto do tronco mais abaixo.

O recorde foi adiado. Talvez ainda neste semana eu consiga fazer. Possivelmente, não será em uma prova como eu gostaria, mas recorde em treino também vale. De ruim, a prova teve a camisa e a premiação. A premiação demorou pra acontecer, foi desorganizada, com erros. Entre pontos positivos e negativos, foi uma corrida muito boa. A maior decepção foi comigo mesmo, sem conseguir o recorde pessoal. Não desistirei.

2 comentários:

  1. Desistir nunca, rumo aos 5k em 24:59....

    ResponderExcluir
  2. Você ainda ficou bem pertinho do seu record pessoal. E eu que, tirando o vento, não tenho nenhuma desculpa de ter ficado tão longe do meu. Na próxima vamos conseguir !!! É questão, literalmente, de tempo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...