quarta-feira, 31 de julho de 2013

Golden Four ASICS São Paulo

Nem sempre sai tudo do jeito que a gente planeja. Queria correr a Golden Four de São Paulo em menos de 1h40'. Não deu. A largada cedo, o clima perfeito, a prova ideal, tudo conspirava a favor, mas não foi. Passei o domingo meio frustrado comigo mesmo. Várias coisas para pensar, onde errei e tal, mas, a despeito dos treinos capengas e tal (estava assim também na Golden Four Porto Alegre, então não justifica), o fato é que não era o dia. Nem de sub 1h40', nem de recorde. No dia, durante a corrida, é muito desanimador perceber isso, mas faz parte.

Corri novamente sem relógio, me baseando no cronômetro a cada 2 km que a organização da prova disponibiliza. Infelizmente, quando passei pelo km 14 e pelo km 18, os cronômetros estavam apagados. Minha referência sumiu. Comecei a prova bem, mas passei os 10 km acima do esperado (48'30'') e os 12 também, com 58 e alguma coisa. O km 14 fiquei sem saber, mas no 16, passar com 1h18' e tanto me desanimou demais. Fiz os 4 km entre o 12º e o 16º km em pouco mais de 20'. O sub 1h40' e até o recorde começaram a se despedir de mim.

Contas feitas e desânimo estabelecido, adeus corrida. Como estava sem relógio, não sei bem quais foram as parciais, mas corri me arrastando. Terminei a prova com o tempo líquido de 1h46'45''. Demorei 28 minutos ou mais para fazer 5 km. Só aí já dá para ter ideia do desastre no final. O pior é desanimar e diminuir a velocidade. Depois não tem jeito de voltar a correr rápido e ainda começam a aparecer dores do trote. Mantivesse o ritmo, fecharia a corrida em sub1h45', no mínimo. No entanto, sem sub 1h40' e sem recorde, não consegui fazer mais força.

A prova em si foi ótima, eu é que não fui tanto. Acontece. Foi minha pior corrida do ano. Não pelo tempo em si, que ficou razoável, mas pelo desempenho sofrível nos últimos 5 km. Todas as outras corridas que tinha objetivo de baixar tempo, consegui os recordes. O que tirei de bom da prova foi que o sub 50 nos 10 km  já sai naturalmente. Agradecimentos especiais aos meus tios que me buscaram no aeroporto sábado e ajudaram no deslocamento pela cidade. No mais, recomendo a Golden Four ASICS. Em tudo dando certo, estarei em Brasília.

6 comentários:

  1. Acho que foi só o acúmulo de provas recentes. Na próxima vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  2. Quando não é o dia é chato mesmo Enio. Imagino como você deve ter ficado frustrado. Quando eu sinto que não é o dia tento achar outra motivação para a prova (acompanhar algum amigo, tirar fotos para o blog, bater papo com algum corredor que está "só a passeio", etc). Mas, no seu caso, pelo o que entendi a queda de desempenho foi durante a corrida.

    Eu gosto muito do circuito G4 da Asics, esse ano se não fossem os limites financeiros teria tentado ir a todas as etapas. Para o ano que vem já é uma de minhas metas. Gosto de tudo que envolve o evento. A Expo com as lojas, serviços e palestras; o kit que é muito bom; os cuidados com mínimos detalhes durante a prova; e até o pós prova. Lá no Rio pude aproveitar tudo. A próxima etapa já se tornou minha prova alvo.

    Espero que dê para você vir à Brasília e tirar o gostinho amargo que ficou de SP. O percurso aqui favorece muito o recorde. Lembre-se de treinar descida pois o percurso possui dois longos trechos em que a altimetria ajuda muito.

    Abçs e bons treinos

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  3. Enio, expectativa é uma m... A gente se motiva tanto a fazer uma prova como a golden four e acaba voltando chateado. Mas, não desanime. Já tens prova em vista e a própria etapa de Brasília da G4 para superar isso aí. Você tem foco e força de vontade. Acredite, vai dar tudo certo.
    abraços e bons km's!!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Olá Enio,
    Esse meta será alcançada, tenho certeza que vc vai conseguir. Foi assim com o sub 4h na Maratona.
    Não desanime.
    Abraços campeão.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ênio,

    Cara, eu havia escrito um comentário gigante e na hora de postar/publicar, deu algum erro e perdi tudo. :) Bom, vou tentar reescrever (dessa vez com poucas palavras)...

    Primeiramente, foi um prazer encontrá-lo e conhecê-lo pessoalmente ao final da prova. Pena que você estava chateado/frustrado com seu desempenho.

    Mas, isso acontece. Concordo com a Helena: o problema é a expectativa que criamos em torno das coisas. E expectativa, quando não alcançada/atendida, é a mãe da frustração.

    Você recentemente já baixou dois recordes pessoais: um na Meia (Golden 4 Asics Porto Alegre) e outro na Maratona (também em Porto Alegre). Isso não é pouca coisa. Ao contrário, isso é bastante e não pode ser desconsiderado. Portanto, cabeça erguida e ânimo para os próximos desafios.

    Grande abraço e bons treinos!
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah bom... acho que você estava se poupando para a nossa maratona Beto Carrero, como eu também estou...rs. Não precisa ficar chateado. Novas oportunidades virão e sei que não vai demorar muito pra sair esse sub 1h40min. Uma coisa que eu percebi é que em todas as minhas corridas em São Paulo meu desempenho não chegou nem perto dos daqui de SC, inclusive a São Silvestre. Acho que estamos mal acostumado por aqui. Bola pra frente que teremos mais uma meia maratona a vencer no próximo final de semana...pelo menos vamos nos divertir...eu acho !!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...