quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aumentando a quilometragem

De 3 em 3 km, o longão vai aumentando. Sábado passado, pela primeira vez desde a Maratona de Santa Catarina, corri 28 km. Um pouco mais até. Foi o treino mais longo desse período. Optei por um rota alternativa, fazendo um circuito onde não repetia as ruas, embora pegasse algumas subidas. Nas minhas contas, foram 9 subidas. Talvez mais. O objetivo do longão era rodar os primeiros 20 km confortável e progressivo, sendo que elegi os km 6, 12 e 18 para acelerar e tentar fazer um ritmo de maratona sub 4 horas.

O tempo no sábado não foi muito gentil com os corredores. Muito vento. Até acordei às 6 horas da manhã, mas cheguei a pensar em ficar na cama mais um pouco. A Maratona de Porto Alegre me convenceu do contrário. Os primeiros 5 km, com os morros do Abraão e Coqueiros e com o vento, foram mais devagar do que o pretendido. Serviu para aquecer. Depois, o ritmo até que se manteve dentro de uma normalidade. Fui levando desse jeito até o 20º km. A partir daí, dos últimos 8 km, o objetivo era rodar abaixo de 5'40''.

Não estava sentindo dores ou incômodos, mas o cansaço já estava chegando perto das minhas pernas e começando a se apresentar. Correr 20 km e não cumprir o objetivo não era cogitável. O 22º e 23º foram acima porque ainda peguei umas subidas. Ainda escapou um segundo no 26º km (5'41''), mas, no geral, a média dos últimos 8 km foi de 5'35'', o que me deixou satisfeito. Depois de 22 km e 25 km, os 28 km foram tranquilos. Talvez esteja me acostumando com o sofrimento. Talvez. Vou continuar assim que está funcionando.

3 comentários:

  1. Tá super bom!!! É de pouquinho em pouquinho que a gente chega ao montão!! :D
    Mto bom!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela evolução Ênio. Estou na torcida para esse sub4h vir naturalmente. Com esses treinos você chaga lá. Agora só me diz uma coisa como você conseguiu tirar essa foto? (rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto é de um outro longão que não fiz sozinho.

      Excluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...