terça-feira, 16 de outubro de 2012

Corrida&Caminhada Contra o Câncer Balneário Camboriú

Depois de 7 dias parados, descansando da sofrida e decepcionante maratona, retornei aos treinos. Pace alto, todo travado. No decorrer dos dias o corpo foi voltando ao normal. Não tinha nenhuma corrida programada. Faria apenas meus treinos de rodagens. Eis que descobri que haveria a tradicional Corridas das Crianças do Analto, no Abraão. E melhor ainda: ganhei uma inscrição para a Corrida Contra o Câncer. De repente, surgiram 2 corridas no mesmo dia. Obviamente, corri ambas. A corrida da tarde, no Abraão, fica para outro post.

No Facebook, apareceu a oportunidade de ganhar uma cortesia. Mandei email e consegui. No atual momento financeiro, decidi que não vou mais gastar dinheiro com corridas. Vou só nas muito baratas ou de graça e naquelas que já paguei a inscrição faz tempo, mesmo sendo caras. Pode haver exceções, mas espero que sejam poucas, embora me conheça bem. Vou tentar. Além de eu, meu primo Fernando, sua esposa Michelle e nosso amigo Wilson ganharam a inscrição. Fomos os 4 rumo à Balneário Camboriú correr 6 km.

Meu outro primo, Pedro, nos ajudou imensamente e pegou os kits no dia anterior. Meus treinos depois da maratona estão na base de rodagens, bem leves e moderadas. Decidi me testar nesses 6 km. Correria o mais rápido possível, até onde aguentasse, só para ver o tempo que faria. O evento foi bem organizado, com largada no Balneário Camboriú Shopping. Além da corrida de 6 km, havia uma caminhada de 3 km. O percurso tinha 3 km e os corredores davam duas voltas.

Largada marcada para às 8 horas. Para não dizer que foi pontual, largamos às 8:00:15. Acho que é um atraso tolerável, né? Como eram poucas pessoas (140 concluintes), larguei bem na frente e já saí acelerado, como se não houvesse amanhã. Correr abaixo de 30 minutos era o mínimo que esperava de mim. Aquela parte de Balneário era desconhecida para mim. Ruas estranhas, tudo diferente. Não tinha ideia para onde estava indo, só sabia que quando visse o shopping era sinal de que estava chegando.

Passei o 1º km a 4:14. Fiquei feliz. Sabia que não ia manter, mas já me dava uma boa vantagem. O 2º km ficou em 4:26. Gostei também. O ritmo caiu, mas ainda ficou abaixo de 4:30. No 3º km senti um pouco mais e fiz a 4:43. Passamos novamente pelo shopping e já sentia um pouco de cansaço, mas fiz umas contas e percebi que dava pra fazer os 5 km em menos de 23 minutos. Tentei pelo menos manter o ritmo e até que deu certo. 4º km a 4:44.

Faltavam só 2 km. Não me permitiria mais desacelerar. Foi por pouco, mas consegui fazer o 5º km em 4:38 (22:45 no total). Aí era só dar o sprint final (tentar). Não foi bem o que eu estava esperando, mas o 4:27 me deixou satisfeito porque foi abaixo de 4:30. No tempo líquido da prova, 27:17 e novo recorde pessoal nos 6 km. Correr com um pace médio de 4:33 min/km foi uma surpresa daquelas bem positivas. Acho até que se fizesse um meio de prova forçando mais, poderia sonhar com um 26:59. Até porque não me senti passando mal na chegada, como já aconteceu em provas em que corri com ritmo mais forte.

Ficou bom mesmo assim. Corri mais do rápido do que estava programado e o sub 30 ficou pelo caminho. Consegui até ficar em 2º na minha categoria (25-29 anos) entre 4 corredores. A organização da Latin Sports não deixa a desejar. O ponto negativo é o valor da inscrição. Não é todo mundo que está disposto a pagar R$ 70,00 para correr 6 km. O percurso, o trânsito, a sinalização, a hidratação, o pós-corrida, a medalha, tudo muito bom. O único detalhe é esse valor. Inesperada, mas muito bem-vinda, essa foi a minha 101ª corrida.

3 comentários:

  1. Excelente, Ênio. Você realmente voou. Um baita pace esse, e tá chegando nas cabeças. Fora que essa corrida foi uma das melhores custo-benefício também !!! Ah, gostei da medalha. Bem original.

    ResponderExcluir
  2. Tem sorte e azar heim...sorte por ganhar na faixa a inscrição e azar por não ter troféu hehehe.
    Mas valeu o recorde, parabéns!
    Diego
    www.correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Show Ênio.
    Uma boa corrida para recuperar a confiança.
    Meus parabéns e vá com tudo.
    Áh, também estou economizando nesse final de ano hahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...