terça-feira, 31 de julho de 2012

3ª Volta à Lagoa da Conceição

Uma das provas com visual mais bonito de Florianópolis. Lá fui eu, dar a volta na Lagoa da Conceição. Pela terceira vez participei dessa corrida. Este ano, com os treinos para a maratona, tinha como objetivo correr de qualquer jeito, sabendo dos morros que encontraria no caminho, sem me preocupar com o tempo. Melhorar o tempo de 2011, mais uma vez, assim como na Meia de Gaspar, era quase certeza.

Cheguei cedo, com o tempo nublado e pouco vento, ideal para correr. A largada incrivelmente não atrasou os 30 minutos de sempre. Fui novamente com os alertas do Garmin desligados, correndo sem referência de tempo, só na sensação de esforço. Para não mentir, digo que olhei para o relógio duas vezes: quando marcava 700 metros e depois aos 9 km. Fora isso, a corrida toda foi sem dar importância para o relógio.

Essa sensação de esforço é bem interessante. Em vários momentos achei que estava morto, rendendo nada. Aí, depois da prova, olhei as parciais e só fiz três acima de 5:10 (5:11, 5:20 e 5:23). Chego à conclusão de que ainda não consegui me acertar por inteiro. O ritmo ficou constante, mas eu achei que estava constante mais devagar. O importante é que parece que está dando certo. Terminei a corrida com pace de 5:03 min/km.

Dos três paces mais altos, dois foram passando no Morro do Badejo, a pior subida do percurso, e o outro foi no km 9. Sei lá por qual motivo meus penúltimos quilômetros tem sido os mais altos. Preciso rever isso para as próximas corridas. O tempo total foi de 53:10. Gostei bastante. Entre subidas e descidas e trechos planos, fiz o que era possível. Por outro lado, foi quarta corrida seguida com pace acima de 4:59 min/km.

Essa situação me preocupa um pouco, mas só vou resolver depois da Maratona de Blumenau. Ou talvez depois da Maratona de Santa Catarina. Parece que estou mais lento do que o normal, mas o ritmo tem sido constante. E constante para baixo. É quase um cobertor curto. Preocupa, mas não é urgente. O foco agora é no próximo desafio, a Maratona de Blumenau. A Volta à Lagoa foi para a conta, com sucesso.

4 comentários:

  1. A metáfora do cobertor curto tem tudo a ver com a temperatura que faz lá fora. Ainda bem que cobre um pouco do corpo. No mais, tudo vai se ajeitando. Os treinos para maratona tem um foco diferente mesmo dos treinos de ritmo. Vai correr tudo bem!!
    Abraços,
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Enio...tu já pode criar o UGA (Usuários de Garmin Anônimos) para curar outros corredores como eu...hehehe
    Não olho o tempo todo, mas olhar só duas vezes em 10km tb já é demais.
    Parabéns pelo tempo, e a Maratona vai ser moleza, vai por mim....nunca fiz uma!!!

    Abração
    Guilherme
    www.corrervicia.com

    ResponderExcluir
  3. É, Ênio, acho que estamos sofrendo do mesmo mal. Mas tenho certeza que vai valer a pena para as maratonas de Blumenau e Florianópolis. Também não podemos nos queixar, pois conseguimos melhorar os tempos do ano anterior. Agora quanto ao vício do Garmin, sem chance, não consigo !!! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ênio, tudo beleza?

    Vou as vezes visitar parentes em Floripa, mas nunca tive a oportunidade de participar de uma prova por aí. Da última vez que eu fui vi o pessoal correndo na orla e meu deu muita vontade de experimentar, mas na época ainda não estava correndo regularmente. Eu estou querendo muito participar de uma prova por aí. Já está quase certo que irei para a meia da O2 no ano que vem.

    Pelo seu relato, essa prova, a Volta à Lagoa, parece ser um bom desafio. Parabéns pelo resultado, afinal você baixou seu tempo, mesmo não ficando no pace que queria, acho que fez uma boa prova.

    Eu acho muito difícil manter o ritmo sem acompanhar o relógio.

    Abraços,
    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...