terça-feira, 29 de maio de 2012

Corrida e Caminhada da Indústria - SESI

Essa é uma prova que apareceu meio de repente no calendário. Só 5 km. Por que não participar, certo? Ainda mais que era perto, muito perto, de casa. Quando decidi participar dessa corrida, já tinha o objetivo em mente: correr os 5 km em 22:30, manter um pace de 4:30 min/km e fazer meu novo recorde mundial pessoal. Sei bem que 5 km é correria do começo ao fim e ainda não aprendi como correr toda a distância de uma maneira uniforme.

Outra coisa que preciso aprender é sobre meus limites atuais. Eu quero fazer o recorde, quero correr mais rápido e, embora os tempos tenham melhorado muito do começo do ano até agora, ainda não tenho condições de correr 5 km em 4:30 min/km. Talvez até tenha, mas minhas estratégias de prova não funcionaram. Completei a prova com 23:05, meu novo recorde, mas 35 segundos acima do que havia planejado.

Preciso me acalmar e não exagerar. A receita é treinar e treinar. Em algum momento o tempo vai melhorar mais um pouco. Foi assim este ano. De repente, comecei a correr as provas abaixo de 5:00 min/km. Das últimas 8 corridas, só o Volta à Ilha e a Meia Maratona de Balneário Camboriú ficaram acima desse pace. O resultado naturalmente virá. Tenho certeza, mas preciso botar em prática. Fiquei meio decepcionado com o tempo de ontem.

Tentando olhar pelo lado positivo, no começo do ano eu corria 5 km em 25:10. Atualmente, 23:05. Melhorou, mas eu quero mais. Vou redefinir meu objetivo na próxima prova de 5 km. Vou tentar correr abaixo de 23 minutos e ver o que acontece. Mudar a estratégia de prova também é uma boa ideia. Os paces da corrida de ontem praticamente me obrigam a mudar (4:11 / 4:33 / 4:48 / 4:57 / 4:36). Começo muito bem e caio absurdamente km a km.

O calor atrapalhou bastante. A largada seria às 10 horas. Largamos às 10:18, mais ou menos. Todo mundo reclamou do calor. Deveria ser crime largar tão tarde. Posso dizer que depois do 2º km, além da minha estratégia kamikaze, o calor fez efeito. Não rendeu mais nada. Sentia que não tinha forças para muita coisa. Pelo menos estou conseguindo manter o pace abaixo de 5:00, mesmo quando estou me arrastando e morrendo.

Tentei no último quilômetro retomar a velocidade do começo, mas estava difícil demais. Dei o sprint, mas me enganei com a chegada. Ela estava um pouco mais à frente. Aí desanimei e diminuí o ritmo. Quando só pensava em completar a corrida, dois corredores me passaram e meu orgulho não deixou ficar assim. Acelerei, usei as últimas forças que sempre existem (e a gente acha que não), recuperei minha posição e continuei forte até passar pelo portal.

A premiação da prova demorou demais. Muito mesmo. Se a corrida terminou em 25, 30 minutos, a premiação demorou horas. Estavam fazendo sorteios de brindes pra passar o tempo. Inclusive, fui sorteado. Ganhei um par de meias e um squeeze (pior brinde). Parece que a sorte sorriu envergonhada pra mim. Soube mais tarde que a premiação terminou depois do meio-dia. É complicado. Fora esse enorme atraso, a prova foi bem organizada e barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...