quarta-feira, 28 de março de 2012

Meia Maratona de Florianópolis

Domingo geralmente é dia de correr. 25/03 foi o dia de correr na Meia Maratona de Florianópolis. Percuso ideal pra correr e me testar pra Maratona. O tempo colaborou e tivemos um dia nublado, sem sol, com condições quase perfeitas. A água, que eu achava que poderia faltar (já aconteceu ano passado), foi abundante. No fim da prova, quente, mas pelo menos tinha água. Prova plana e com água, tudo que eu precisava pra fazer um treino longo sem me preocupar com nada, só correr.

Tinha um objetivo: melhorar o tempo. A primeira meta era correr em 1:50:00. Consegui manter o ritmo pra esse tempo até o 10º km. Do 11º km até o 13º km, os paces subiram um pouco, mas coisa mínima. A partir do 13, não teve mais jeito. Não consegui mais manter o padrão do começo. Estava correndo do mesmo jeito que no começo da prova, sem me preocupar muito, mas o cansaço apareceu e me fez fazer paces entre 5:31 e 5:55. O 1:50:00 evaporou aos poucos pela Beira Mar.

Consegui correr bem. Até então não tinha conseguido fazer nenhum treino mais longo. Não tenho água e os treinos sempre acabam antes de chegar no 17º km. Na meia maratona, todas as condições estavam favoráveis. Apesar do meu cansaço, finalizei a prova com o tempo bem interessante de 1:54:02. Melhorei meu recorde anterior em pouco mais de 4 minutos. Fiquei satisfeito. Coloquei um tempo bem baixo como meta pra, caso não conseguisse, ainda ficar com uma boa margem pra fazer um novo recorde pessoal.

Aconteceu exatamente assim. Não consegui 1:50:00, mas fiz 1:54:02, distante do 1:58:10. Digamos que fiquei na média. Não sei exatamente se realmente me atrapalhou no resultado final, mas nos 2 primeiros km's não foi possível correr no ritmo desejado. Larguei muito atrás, demorei 2 minutos pra passar pelo tapete do chip. Explico: fui pra fila do banheiro e lá fiquei por 20 minutos. Quando saí, não tinha mais espaço pra ficar na frente. Resultado: tive que desviar de muita gente mais lenta.

Em números, perdi aproximadamente 30 segundos no começo, mas acho que compensei nos km's seguintes. Não foi nada tão absurdo. O que me incomodou mesmo foi ver aqueles 2 segundos no relógio. Por 3 malditos segundos, uma distração qualquer, não corri em 1:53:59. Serve de aprendizado para as próximas meias. Foi um bom treino. Percebi que ainda tem bastante espaço pra evoluir. Os treinos seguem. O 1:50:00 ainda está na mira. Não tenho pressa. Tudo tem seu tempo, meu tempo, meu futuro novo recorde pessoal.

Poderia ainda reclamar da desorganização da prova e tudo o que envolveu o antes, durante e depois. Tantas queixas já li na internet que nem preciso falar mais nada. Só o fato de mencionar que ao fim da meia maratona havia apenas água e BERGAMOTA VERDE é suficiente pra perceber que, em algum ponto, os organizadores se perderam. Já é a terceira edição dessa meia maratona que se diz internacional. Ainda falta bastante coisa pra merecer tal distinção. Sem organização decente, não tem percurso plano e cidade bonita que salvem a prova. Nada mais precisa ser dito. Comemoremos o meu novo recorde!

2 comentários:

  1. 4 minutos a menos é coisa para caramba. Parabéns pelo novo recorde mundial.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia Torreau, "o pouco é melhor que nada". kkk
    Parabéns pela prova. E torcemos que a edição 2013 seja melhor...
    Abraços e boas corridas!!

    Helena C Vidal
    Correndo de bem com a vida
    helenacvidal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...