segunda-feira, 14 de novembro de 2011

1ª Corrida Rústica Vento Sul

Domingo último, mais uma corrida. Dessa vez, 8 km, ali pela Via Expressa Sul, em Florianópolis. A 1ª Corrida Rústica A.A.E.I.V.S. (Associação Atlética Esportiva Infantil Vento Sul de Florianópolis). Nome grande, pomposo, para uma prova que foi muito legal. Os treinos da semana foram bem produtivos. Alguns recordes pessoais foram batidos. Essa é a vantagem de ser uma tartaruga. Fica mais fácil bater os recordes de qualquer distância.

Não tive o que se pode chamar de boa noite de sono. Fui dormir às 3 da manhã e acordei às 8. Nesse momento, agradeci pela largada ser só às 10 horas. Não é um bom horário, mas devido às minhas condições, foi melhor assim. O tempo ainda colaborou bastante. Nublado, com escassos pingos de chuva. Era perfeito pra correr. Aos poucos, os corredores foram chegando. Infelizmente, compareceram menos atletas do que a prova merecia.

O percurso foi todo pelas vias laterais da Via Expressa Sul (pode chamar de ciclovias também), atravessando a avenida pelas passarelas, sendo este o melhor momento da prova. Duas vezes, inclusive. Foi muito massa passar por cima da avenida. Mesmo com essas duas subidas, meu desempenho foi bem razoável, não caiu muito. A largada foi dada e os poucos corredores saíram em um ritmo absurdo pros meus padrões. Pensei em acompanhar, mas desisti.

Mesmo assim, para minha surpresa, corri o 1º km em 4:52. Achei que estava devagar, mas era uma falsa impressão. Estava no fim da fila e correndo em um ritmo rápido pra mim, mas essa rapidez não era suficiente para sequer chegar perto dos outros. Era estranho. Me esforçava, corri bem e a distância só aumentava. Acho que corro contra alienígenas. Praticamente impossível chegar perto deles. Meus treinos me tornarão um alien.

Fiz o 2º km a 5:02, o 3º km a 5:06 e o 4º km a 5:13. O 2º km foi a primeira passagem pela passarela, com a primeira subida. Ritmo bom. O 5º km foi a 5:17. Já o 6º km, que teve a segunda passagem pela passarela com a última subida, fiz a 5:31, meu pior pace na prova. Aí desci a passarela e coloquei na minha cabeça que só havia mais 2 km's e era o momento de tentar acelerar pra fazer um fim de prova decente, com novo recorde pessoal.

Completei o 7º km a 5:00 e passei um corredor, o único que passei na corrida inteira. O último e 8º km foi a 4:57. Fiquei muito satisfeito com o desempenho, com o tempo, com tudo. Terminei a corrida de 8 km em 40:57, pace de 5:07. Recorde mundial pessoal na distância. Nunca fui tão rápido. E sem tomar água. Todos os treinos e corridas anteriores devem ter ajudado. Fiquei realmente feliz. Correr nesse pace era um sonho impossível tempos atrás.

A melhor parte vem agora. Ter poucos participantes (acho que foram uns 34 ou 35) faz a prova ser muita concorrida. Só vai quem corre muito. Eu faço meu recorde pessoal e fico quase em último. Por outro lado, não há muita concorrência pelos troféus. Como corredor único na minha categoria, ganhei o troféu de primeiro lugar. Azar de quem não foi. Eu fui e trouxe pra casa o inédito troféu. Recorde pessoal e troféu. Não poderia ser melhor.

Diferente de outras provas, essa informou que teria 8 km e teve. Cravado, sem erros. Nunca espero por tanta exatidão, uma margem de erros de metros é sempre tolerável. Mas não, dessa vez foi perfeito. Fora isso, o percurso e a organização foram excelentes. Pena ter poucos corredores participando. Tomara que aconteçam mais vezes provas por este percurso. Foi bem tranquilo, sem problemas. Treinar funciona. Mais recordes virão.

2 comentários:

  1. É isso aí, Enio. Só corre o risco de ganhar quem participa. E nós participamos de todas....rs. Parabéns pela sua evolução. Logo logo esse pace está abaixo de 5 min/Km.

    ResponderExcluir
  2. Ênio, Parabéns pelo seu desempenho! Foi realmente uma corrida muito boa, bem organizada,com ótimo percurso e o clima perfeito. Foi um treino legal ao lado dos amigos. A minha filha que ficou com medo no início, pois também achou que os alienígenas eram todos corredores de verdade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...