sexta-feira, 22 de julho de 2011

2ª Volta à Lagoa da Conceição Power Fit

Voltei à Lagoa da Conceição para correr. Em 2009 havia sido a primeira e última vez até então. Voltei pela segunda vez para a segunda volta à Lagoa. Já imaginava como seria o percurso, mas tinha o objetivo de, pelo menos, fazer um tempo abaixo de 2009, o que, convenhamos, era um objetivo facilmente alcançável. Em 2009, eu era nível tartaturga manca subindo a ladeira. Obviamente, fiz um tempo bem menor. Nota comemorativa antes de continuar o texto: essa foi a 50ª corrida rústica que participei.

Continuando. O tal do tempo estava bem adequado para correr. Pouco vento, exceto na área perto da água, no começo do percurso, algum sol e nenhuma chuva. O tempo em termos de minutos disse antes que foi satisfatório. Podia ter sido melhor. A largada é aquela empolgação de sempre. Começo a correr como se não houvesse amanhã, inebriado por aquela atmosfera antes da corrida iniciar. Vou bem até a metade da corrida geralmente. Nessa corrida, que tem algumas subidas e um morro totalmente inibidor, o ritmo caiu mais cedo.

O motivo? A subida começou pelo 4,5 km. Aí não tinha mais volta e ainda faltava meia volta na Lagoa. Esse trocadilho de "volta" com a "Volta" à Lagoa é muito sem graça, mas não resisto. Enfim, a pequena subida se tornou no morro mais temido. Subiu, subiu e subiu. O fôlego ficou perdido no início do morro, mas digo com muita satisfação que corri o tempo todo. Quase morri, mas não andei no morro amaldiçoado.

Na minha memória de peixe, não lembrava que esse era O morro e não tinha mais nada tão ameaçador até o final. Pensava que ainda viria um outro pra me quebrar de vez. E não veio nada. Esse fato atrapalhou um pouco meu desempenho na parte final. O que mais atrapalhou foi o cansaço da subida do morro. Desci, mas não era mais a mesma coisa. O ritmo ficou nos 6:00 min/km. Tentava abaixar, mas o constante sobe e desce da rua não era a coisa mais motivadora do mundo.

No último quilômetro quis ficar bem comigo mesmo e me esforcei um pouco, por mínimo que fosse. Fiz o pace abaixo dos 6 min/km e me senti menos mal. Correr em volta da Lagoa proporciona ter do seu lado uma vista sensacional. Confesso que pouco me concentrei nela, visto que estava preocupado com o morro que estava por vir. Além disso, a parte boa foi que, apesar de diminuir o ritmo, corri os 10 km e não me senti morto. Estava até bem demais pros meus padrões. Só consigo pensar que os treinos serviram pra alguma coisa. Olha o percurso percorrido na foto aí embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...