sábado, 11 de junho de 2011

Circuito das Praias - Praia do Campeche

O tal do TCC comeu meu tempo, não consegui escrever no blog. Fiquei sem escrever, mas não sem correr e treinar. Prova disso é que no domingo passado fui em mais uma corrida: o Circuito das Praias, na praia do Campeche, em Floripa. A pior época do ano pra correr está começando. É frio de manhã, frio à tarde, gelado à noite. Não tem opção, tem que correr no frio mesmo. A manhã da corrida estava terrivelmente gélida. Temperatura em 11ºC, com sensação bem mais baixa. Tinha vento, era na praia. Daí se deduz o clima nada aprazível que nos esperava.

Acordar cedo no domingo frio foi fácil. Difícil foi ficar só de shorts e regata aguardando a largada. Esse tempo de espera não durou 10 minutos, mas pareceu uma eternidade. Toda essa frescura de frio, quero ficar com casaco e tal desapareceu depois das primeiras centenas de metros. Corrida teve 60 participantes. O frio pode ter espantado os mais fracos, mas o pessoal louco por corrida de sempre estava lá. Eram apenas 7 km. Distância boa de correr. Por não ter tanta gente, me pareceu que seria uma corrida rápida, com o pessoal querendo completar logo.

Pensando nisso e esquecendo tudo que eu tinha planejado, comecei a corrida num ritmo forte para os meus padrões. Lógico que o ritmo ia cair. Pra piorar, não tinha certeza sobre o percurso. Largamos na trilha e pouco depois fomos para a praia, na areia. Pior terreno pra correr. Tem praia com areia dura, razoável pra correr. A do Campeche não é assim. Explicando: a parte boa de correr, invariavelmente, era tomada pelas ondas do mar agitado. Podem me chamar de fresco, mas não ia molhar meu tênis novo na água salgada. Sem chance. Mesmo nessa parte boa da areia o terreno era inclinado. Uma merda, por assim dizer. Aí eu desviava da água e ia pra areia fofa. Nada é tão ruim que não possa piorar.

Trilha e areia não são meus terrenos preferidos, mas posso dizer que os treinos pro Mountain Do e o próprio Mountain Do me ajudaram a ter um desempenho melhor. Tenho dificuldades no asfalto, imagina se não vou ter nos outros terrenos. Mesmo assim, gostei do percurso. Lembrou o Mountain Do, que é uma baita prova. Tenho a impressão que algumas pessoas não estavam acostumadas com areia e trilha e até foram surpreendidas com o percurso. O meu ritmo caiu enquanto corria na praia, mas o começo mais forte me garantiu um tempo dentro do "Padrão Enio de Corridas de Rua".

Esse desempenho inicial e ter um pouco de noção de como é correr em terrenos adversos me garantiram uma posição confortável na corrida, visto que fui ultrapassado pela penúltima vez na praia. Depois disso, me mantive no mesmo lugar. Só lá no quilômetro 6 um corredor me passou. Ou seja, o ritmo foi mantido quando não estive pelo terreno praiano, o que inclui areia e uma pequena duna. Chegar na estrada foi um alívio e a certeza de que recuperaria meu ritmo. Não é grande coisa, mas prefiro os meus 5:29 min/km no asfalto do que os 6:02 min/km na praia.

Gastei mais tempo escrevendo do que correndo. Meu tempo total na corrida foi satisfatório, mais por causa dos tipos de terreno encontrados pelo caminho. Dias antes, fiz a mesma distância na Beira Mar 1 minutos mais rápido. No resultado final, fiquei em 35º de 60 corredores. Consegui correr mais rápido do que em outras corridas e não senti dores ou cansaço. Completar a prova e encontrar muita água e frutas à disposição também é muito bom. Corrida bem organizada, excelente. Tenho certeza que mais corredores virão nas próximas. Azar de quem ficar em casa. Não sabe o que está perdendo. A minha presença está sempre garantida. Nem o TCC me faz parar de correr.

Um comentário:

  1. É isso aí, Ênio. Melhorando a cada corrida, sempre com muita determinação. Mesmo no frio. Nos encontramos na meia-maratona. Essa vai ser show. Abraço e até lá.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...