quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mountain Do Costão do Santinho

Com certo atraso, venho fazer o relato do Mountain Do Costão do Santinho, acontecido no último sábado, 23 de abril. A noite anterior foi um tanto quanto assustadora. Choveu bastante e as condições dos percursos estariam prejudicadas. Isso realmente aconteceu, mas pelo menos não choveu sem parar no sábado, apenas uma chuva forte durante uns 15 minutos na Praia Mole. Nada muito ruim pra quem estava de fora, esperando os outros completarem seus respectivos percursos. Um pouco complicado pra quem estava nas trilhas molhadas e escorregadias.

Da minha parte, digo que acordei às 5:30 da manhã do sábado. Tudo isso pra chegar no Costão do Santinho Resort às 7 da manhã, encontrar o pessoal da TreineBem. Eu tinha certa noção, mas constatei na prática que o Costão do Santinho é muito, mas muito, longe. Entre idas e vindas no sábado, dia da corrida, e domingo, dia da premiação e almoço, gastei 65 reais em gasolina. Como todos sabem, gasolina no Brasil tá bem baratinha, quase 3 reais. Baita prejuízo. Menos mal que a satisfação de participar do evento compensa.

Corrida de revezamento é sempre muito bom de participar. Embora os octetos da TreineBem não entrassem pra ganhar, e sim pra participar, todos tentam fazer o melhor pra não prejudicar o desempenho da equipe. Todos sabem da dificuldade de se correr em trilhas, dunas, praias, subidas e descidas. Por isso mesmo, qualquer má desempenho não é levado em conta. Não é fácil e todos se esforçam ao máximo. Ninguém é profissional. E, de mais a mais, a intenção principal, pelo menos pra mim, é correr e se divertir.

Assim fiz. A largada se deu às 8:20 e a prova tem 8 percursos. O meu era o 3. Alonga, espera, vê os outros correndo e aproveita o que o evento oferece. Inclusive, descobri que a minha pisada é pronada. Vou começar a procurar tênis com essa característica. Voltando ao meu percurso, lá pelas 10:48 comecei a correr. Dunas, dunas, trilha com areia fofa, praia e estrada de chão interminável. Tempo instável, nublado e com bastante vento. O sol pouco apareceu e isso me ajudou bastante. Pouco antes do meio-dia, percorri a distância de 10,2 km que me foi destinada.

Depois disso, foi só acompanhar em cada posto de troca a chegada dos outros corredores da TreineBem. Barra da Lagoa, Praia Mole, Rio Vermelho, Costão do Santinho. Fomos de carro em cada posto de troca. Deixava o participante que ia correr e o que acabava vinha no carro. Revezando, por horas e horas. Almoçar, comer? Nem pensar. No máximo umas bananas e maçãs e vários copos de água e Gatorade. Nada que possa ser chamado de a melhor refeição do mundo, mas no Mountain Do pouco importa comer. Essa é a menor das preocupações.

Se bem me lembro, a equipe na qual corri acabou os 70 km em aproximadamente 7:40. Foi uma das últimas, mais precisamente a 22ª das 25 equipes participantes do octeto masculino. Se for olhar só o resultado, pode parecer horrível, uma porcaria. De fato, até é. Mas o que importa mesmo é a diversão e a convivência com pessoas animadas, que estão ali pelo mesmo motivo que você, com o mesmo espírito. Pouco importa o resultado se a sua equipe é a que mais se diverte. Nem preciso dizer que recomendo que todos participem do Mountain Do uma vez na vida. Com certeza, será a primeira e não será a última. Pode até ter evento igual (Mountain Do Lagoa da Conceição e tal), mas melhor não existe. Corram!

Um comentário:

  1. Parabens mesmo em 22 porque vencedor é aquele que não desiste nunca!Perseverança e determinação..se considere vencedor!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...