quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

1ª Corrida do Natal dos Perebas

Repetindo o ano passado, este ano tivemos novamente a Corrida do Natal no bairro Abraão, em Florianópolis. Desta feita, rebatizada de 1ª Corrida do Natal dos Perebas. Parece que já é a 9ª edição de Natal, mas a segunda nos moldes atuais com os corredores fantasiados de Papai/Mamãe Noel, distribuindo balas e doces para as crianças durante o percurso de quase 6 km. A nomenclatura é o que menos importa. O que conta é o gesto e a causa pela qual a corrida acontece. Como sempre, a organização é feita pelo Analto Romalino da Cunha.

Estava nos meus planos correr de Papai Noel, mas uma viagem familiar deixou incerta a minha participação. Poucos dias antes da corrida, consegui dar um jeito de viajar de ônibus no domingo, só para participar da Corrida dos Perebas. Como foi muito em cima, fiquei sem tempo para arrumar uma roupa de Papai Noel. Pelo menos consegui uma touca, que já serviu para dizer que eu estava parcialmente fantasiado de Papai Noel. O número de participantes praticamente triplicou em relação ao ano passado. Muito mais corredores fantasiados.

Da parte da corrida em si nem tem muito o que falar. Foram quase 6 km em ritmo de Papai Noel. O tempo era o que menos importava. Aliás, o único tempo que a gente queria no domingo era um tempo sem muito sol, sem calor. Isso não aconteceu. Quem correu fantasiado suou bastante. Correndo pelas ruas do Abraão, Itaguaçu e Coqueiros, várias balas e doces foram distribuídos para crianças, principalmente, e também para adultos e motoristas. Além disso, houve uma grande participação popular automobilística dos motoristas buzinando e apoiando.

A corrida cresceu, as pessoas parece que entenderam as causas dessa corrida de Natal, mas o poder público não está muito preocupado. Nem um simples policial militar em um moto foi ajudar no trânsito. A organização ficou toda por conta dos corredores. Todo mundo ajudando do jeito que podia. O percurso foi pelas calçadas e beirada das ruas, contando com a compreensão de motoristas e pedestres. Eles ajudaram. Só eles. Mesmo assim, foi uma grande festa, uma ótima corrida. Ano que vem tem mais. Ainda maior e melhor. Estarei lá, com certeza.

Pelo segundo ano seguido, a Corrida do Natal apareceu no quadro do Cacau Menezes, no Jornal do Almoço. O comentário falando da corrida está entre 1'26'' e 2'28''. Não menos importante, temos também os comentários do Guilherme Preto, Renato Ventura e Eduardo Hanada sobre a Corrida do Natal. Recomendo a leitura.

Um comentário:

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...