quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Maratona de Santa Catarina

A vontade de escrever esse texto é quase nenhuma, mas vamos lá. Chegou o dia da 100ª corrida. A Maratona de Santa Catarina. Nunca me preparei e corri tanto antes de uma maratona. Corri 351,55 km entre o dia depois da Maratona de Blumenau e o dia anterior à Maratona de Santa Catarina (13/08/2012 a 29/09/2012). As condições deveriam ser as mais perfeitas possíveis. Nenhuma dor, nenhum incômodo, nada. Parecia que tinha tudo para dar certo. Aí chegou a manhã da quinta-feira anterior à prova e apareceu, do nada, uma dor na perna direita. Sei lá eu de onde veio, mas ficou ruim até para andar. Fiquei na esperança dessa dor sumir até o dia da maratona ou logo que começasse a correr.

Acordei domingo e senti que a dor ainda estava ali. Restava aquela torcida para a dor sumir durante a corrida. Não sumiu não. Ficou ali até o 21º km. Corri meio mancando, com dores, até a metade da prova mais ou menos. Depois, assim como veio, a dor sumiu, de repente. Eu não tinha mais dores para correr. Menos mal. Já tinha feito muito esforço até a metade da prova e não tinha mais tanta força e disposição para percorrer a metade final no ritmo pensado para a maratona. Não aconteceu nada do jeito que eu queria.

Essa dor apareceu, atrapalhou e foi embora. Não faço ideia dos motivos para ela aparecer. Depois do km 23, 24, foi uma maratona em ritmo muito lento, alternando momento de caminhadas. Já tinha perdido a vontade de tentar fazer um tempo decente. Todos meus objetivos ficaram pelo caminho antes de chegar na meia maratona. Olhava para o relógio, fazia as contas e cada vez estava mais longe. O bom é que cada passo, por mínimo que fosse, a chegada ficava mais perto. Estava longe, mas em algum momento eu ia completar.

Contei em toda a maratona com a companhia do meu primo Fernando, que teve paciência para ficar correndo comigo durante o tempo todo. Ele corre 10 km para 38 minutos. Imaginem a tortura que não deve ter sido. Foi muito legal. A maratona ficou menos chata e talvez caminhasse mais se tivesse sozinho. O km 32 da maratona passa pela Passarela do Samba, local da largada e chegada, e lá tivemos apoio da torcida e amigos. Fiquei mais animado. Até pensei em desistir ali na passarela. O tempo ia ser horrível e o sofrimento só ia aumentar.

Vontade não faltou, mas pensei que era a 100ª corrida e tinha um bolo no final. Não ia deixar de completar minha primeira corrida, ainda mais sendo ela a 100ª. Demoramos mais ou menos 1h25' para fazer os 12 km finais. Calculem aí e vejam em quanto ficou o pace. Para piorar, depois do km 37, tinha o retorno pela Via Expressa Sul. E MUITO VENTO. MUITO. Contra. Foi difícil. O túnel que daria para a Passarela do Samba não chegava nunca. Correndo em ritmo lento e andando, fui me aproximando do túnel.

Finalmente cheguei. O tempo? 4h57'09'', o pior da minha vida. Não me orgulho em nada desse tempo. No Rio e em Blumenau, com diferentes estratégias, fiz 4h16'. Essas quase 5 horas não estavam nos meus planos, não gostei, mas foi o que deu para fazer. Mesmo com tudo isso de ruim, foi legal por ser em Floripa, com vários amigos correndo, sofrendo e completando a maratona e tantos outros na torcida e provas de 5 e 10 km.

Mais abaixo tem umas fotos e o vídeo da chegada. Aliás, outro motivo para terminar a maratona era a chegada. Eu e o Fernando combinamos de dançar Gangnam Style. Então eu PRECISAVA chegar porque a melhor parte e mais divertida da maratona era o final. Ano que vem tento de novo. Espero que sem dores inesperadas.

  

O BOLO

CHEGAMOS

MELHOR FOTO

AMIGOS (alguns dos tantos que estiveram lá)

7 comentários:

  1. Já não sei quantas vezes te dei os parabéns...mas por via das dúvidas aí vai mais um PARABÉNS MARATONISTA!!!
    Aaaaahhhhhh e claro, o bolo tava ótimo!!!

    Abraço
    Guilherme Preto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela centésima prova!!! Não foi seu melhor tempo...mas e dai? O importante é a diversão e com dança na chegada... rsrsrs

    Abs.

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ô Ênio, como assim não queria dividir esse momento com a gente?
    Cara, você completou 100 provas e com muita honra e brilhantismo. Não foi como o esperado? Acontece, mas você foi lá e arrepiou!
    Os amigos que você conquistou nesse período, os aprendizados e tudo mais. Que bolo amigo!
    Vamos comemorar!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Ênio. 100 corridas, que bacana. Estou na 29a medalha. Mas agora descanse e deixe o corpo se restaurar por uns dias. Vá com calma, pois tens muito tempo pela frente.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá Ênio,

    Parabéns!
    São alguns kms de experiência! Isso é um grande motivo para comemorar.
    A comemoração na chegada foi demais, rs... muito bom!

    Boa recuperação e bons treinos!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Grande, Enio.
    Queria estar lá para ver essa dancinha de perto. kkk
    Mas, mais do que isso, queria te dar os parabéns pessoalmente. O tempo foi um fator a parte, o legal foi a festa e a comemoração da sua centéssima corrida. És um corredor de três dígitos agora. kkk

    Forte abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Enio, nada como comemorar a 100a. corrida completando uma maratona e ainda dançando Gangnam Style. Parabéns !!! Que possamos ser companheiros por mais umas centenas de corridas. Essa tal de maratona é muito ingrata, né ? Nos prega cada peça. Mas o importante é que chegamos bem e se não foi como gostaríamos, fica mais fácil pra baixar o tempo na próxima. Ano que vem tem mais !!! Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...