segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Corrida Rústica da Independência

Feriado da Independência. Um baita dia de sol em Floripa. Podia ir à praia. Podia, mas não fui. Uma corrida na sexta à tarde, de graça, na Palhoça, me convidava. E eu prontamente atendi ao chamado. Mais uma prova organizada pela Associação dos Corredores da Palhoça. A distância era de meros 4 km. Ou seja, ideal para eu voltar finalmente a correr uma prova com pace abaixo de 5 min/km. A largada foi na praça central da cidade. Nunca tinha ido lá. Então era tudo novo. O percurso era um mistério.

Corri pela manhã uns 7 km em ritmo de maratona só para continuar em movimento. À tarde é que a coisa ia complicar. Correr 4 km abaixo de 20 minutos era praticamente obrigação. Eu ia me sentir muito mal se nem isso fizesse. Para ter mais algum objetivo, resolvi que era hora de ter um novo recorde nos 4 km. O atual, deste ano ainda, estava em 19:13. Sabia que dava para fazer melhor. Nem que fosse por um segundo.

Apesar de ser de graça, só os loucos de sempre estavam lá. Talvez o feriado tenha tirado algumas pessoas da corrida. Nas contas aproximadas do Eduardo, uns 65 corredores. Meu plano era largar o mais forte possível e fazer um 1º km bom, para administrar depois. A minha parte fiz bem, só que como eram poucos corredores, o pessoal saiu em um ritmo alucinado. Via aquele monte de gente bem na minha frente logo nos primeiros metros.

Fechei meu 1º km em 4:30. muito bom para o que eu queria. O pessoal da frente continuava em um ritmo absurdo. Parei de me preocupar com eles. A disputa era comigo mesmo. Não estou focando muito nos treinos de velocidade e senti um pouco no 2º km. Mesmo assim, aquele 4:41 foi bem recebido. Estava dentro dos planos de recorde. Seguindo rumo ao 3º km, alcancei e ultrapassei alguns corredores. Tem gente que sai muito forte e não aguenta até fim, mesmo sendo só 4 km.

No 3º km, não aguentei o ritmo e fiz 4:55. Ainda apareceu uma ponte no caminho para forçar um pouco mais minhas coxas que já pediam descanso. Como estava sozinho, fiz umas contas e vi que podia correr o 4º km em até 5:06 que o recorde tava garantido. O que me motivou para tentar acelerar um pouco foi um sub 19. Também ia ser legal. Fui e fechei o 4º km em 4:51. Tempo final dos 4 km: 18:57. Nada de excepcional, mas um novo recorde.

Para o momento, foi excelente. Desde 30 de junho não fazia uma prova com pace abaixo de 5 min/km. Aproveitei que eram só 4 km para me sentir bem comigo. A prova teve mais de 4 km, coisa de uns 250/300 metros. Para efeitos de recorde pessoal, contei só até os 4 km, que era o que importava. Tanto é que nos metros finais a mais relaxei e fiz um pace de 5:03. Medalha não teve, mas ganhei um troféu de quarto lugar na categoria. 97ª corrida na conta. Faltam mais 2 e a Maratona de SC. Estou treinando para não fazer tão feio.

6 comentários:

  1. Oi, Enio. Achei que você fosse manter a tradição das fotos de medalha e colocar a foto do troféu. A prova contou com poucos atletas, mas concordo que foi muito competitiva. Curti demais o evento. Parabéns pelo seu novo recorde e que venha a 100ª prova!!
    Um abraço e bons km's pra ti.
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrida sem medalha é post sem medalha hehe. Aí eu uso foto minha mesmo. Fica mais feio, mas não tem jeito haha.

      Excluir
  2. É, Ênio. Só nós mesmo. Apesar da preguiça foi uma corrida bem legal. Estávamos precisando fazer uma em ritmo mais forte. Só pro organismo não esquecer...rs. Valeu a pena. E, agora reta final para a 100a. prova. Vai virar centenário também !!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Essa foi boa heim! Troféuzinho é tudibão...rs
    Parabéns..o dia estava legal..pena que eu lesionado no feriado só pude tomar umas geladas em Sto Antonio..rsrs
    Abraço
    Diego
    http://correrparacrer.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Dale GrÊNIO!!!!
    Parabéns pelo troféu.....
    Abraço
    Guilherme
    www.corrervicia.com

    ResponderExcluir
  5. Grande ênio.
    É gostoso uma prova para reconquistar a confiança, independetemente do percurso.
    Parabéns e estou na torcid pela 100ª
    abç

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...