sexta-feira, 13 de abril de 2012

1ª Corrida da Páscoa dos Perebas

Páscoa, domingo, pessoas normais, digamos assim, tem milhares de coisas pra fazer. Eu também tinha. Uma corrida no Abraão, corrida da (vejam vocês) Páscoa. Fiz um treino longo na sexta-feira e havia planejado que domingo seria uma corrida só pra treinar nos morros que tem pelo caminho. Tentaria correr forte, já que não são nem 6 km, mas ainda em condições de correr na segunda.

Preparei tudo e saí de casa. Com um céu cinza demais, aquela chuva que todo mundo sabe que vai cair. E caiu. Exatamente no momento que estava na rua. Fui correndo até o local da largada (2 km de aquecimento não fariam mal). Muita chuva e muito vento foi o que eu encontrei. Felizmente, era mais uma daquelas chuvas de verão do outono. Logo parou, sem prejudicar a corrida.

Por causa do pequeno temporal, a largada atrasou um pouco. Normal. Aconteceu a corrida das crianças e depois lá fomos nós, os adultos. Tinha conhecimento das diversas subidas do percurso e não tinha plano algum de tempo. Era só correr e ver o que acontecia. Quem já correu as provas do Analto sabe que ali no Abraão tem uns morros que diminuem muito o ritmo.

Surpreendentemente, fiz o primeiro km a 4:37. Esbocei um leve sorriso. Aproveitar as descidas foi uma boa ideia. Passada a euforia inicial, precisava me concentrar pra fazer algo parecido, sabendo que não faria nada mais rápido do que aquele primeiro quilômetro. Subindo, descendo, correndo e o 2º km foi a 4:52. Corre mais um pouco e o 3º km igualmente em 4:52.

O retorno foi feito e cheguei ao 4º km com 4:54. Inacreditável. Percebam o que eu estava fazendo. Toda a prova abaixo de 5:00 min/km. Nunca antes na história desse país eu consegui. Durante o 5º km tem um morro, o pior de todos, e, por causa dele, corri a 5:11. Foi ruim, mas era esperado. Só faltavam 800 metros, com uma descida convidativa pra recuperar o tempo perdido.

Aproveitando que não tinha mais subida alguma, fechei com 4:47 e terminei a prova com pace final de 4:53 min/km. Meu melhor pace em provas. Essa foi a maior surpresa. Um inesperado presente de Páscoa. Completar a prova nas subidas do Abraão com esse pace teve um significado ainda maior. Os treinos, só pode ser culpa deles, estão dando resultados. Nunca corri tanto e tão bem.

Esperei a premiação. Nas corridas do Analto é quase certo ganhar troféu. Completando a surpresa de Páscoa, fui o segundo colocado na minha categoria 25-29 anos, dentre 5 corredores. Foi o meu resultado mais expressivo até o momento. Tempo bom e classificação final satisfatória. Seguem os treinos. Quero que esse pace abaixo de 5 min/km se torne constante.

2 comentários:

  1. Aí está uma lacuna no meu currículo, correr uma das corridas do Analto!!! Mas já está na agenda....

    Parabéns pelo pace...um dia eu chego lá!!

    Abração
    Guilherme Preto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Enio. Realmente essa você mandou muito bem mesmo. Será que o seu aquecimento também ajudou ? Seus paces foram bem parecidos com o meu. Continue assim...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...