terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

4ª Corrida Rústica Navegantes

A corrida de Navegantes não foi como o esperado. As dificuldades com areia da praia, sol e calor já estavam na minha conta pré-prova. Sonhava com um recorde, mas sabia da improbabilidade de acontecer. O que eu realmente não esperava era uma quase insuportável dor na canela a partir do 2º km. Meu ritmo, por ser na areia, estava totalmente dentro do esperado. Não era tão bom quanto na Night Run, mas o sol das 9 da manhã tem lá seus efeitos colaterais.

Consegui um ritmo bem razoável, mas a dor apareceu e começou a aumentar. Com tantos lugares que venho sentindo dor ultimamente, a canela era um dos que (ainda) estava a salvo. Resolveu doer logo no meio da corrida. Diminui o ritmo e mudei o jeito de correr, pra tentar aliviar a dor. Fui assim até o 5º km, quando teve o retorno. A dor diminuiu bastante e pude fazer os 5 km finais em um ritmo mais apropriado e acelerado.

O problema da parte final foi o que o sol ficou mais forte, estava mais calor e eu já estava cansado de correr 3 km de uma outra forma pra ficar sem dor. A soma dessas coisas todas me fez, eu acho, gastar mais energia, me cansar mais. Na volta, fiquei no mesmo ritmo sempre, era quase impossível aumentar a velocidade, o corpo não respondia. Olhava o Garmin e, por mais esforço que fizesse, o ritmo era praticamente igual.

Tenho minhas dúvidas do que pode ter causado a canelite durante a prova. Talvez possa ter sido só azar mesmo. Tem dias em que uma dor aparece e atrapalha o resto. Pode ter sido também por causa da areia e do ritmo forte logo na largada, sem estar devidamente aquecido. Várias alternativas. Só sei que doeu e não consegui desenvolver um ritmo condizente com o que eu gostaria. Bota mais o calor no meio e tem-se o cenário da tragédia.

Com todos os percalços, areia e sol, fechei a prova em um ritmo de 5:26 min/km. E estou achando ruim. No ano passado, uma corrida nesse ritmo era motivo de festa. Os tempos (em todos os sentidos) são outros. O percurso teve mais de 10 km. Meu GPS marcou 10,46. As provas, em geral, erram muito pra baixo ou muito pra cima. Errar o tolerável, cerca de 100, até 200 metros, não acontece. O que temos são esses quase 500 metros a mais.

Seja 10,46 km ou 10 km, certo é que meu desempenho não foi bom. Todos os aspectos que o verão proporciona estavam presentes pra me incomodar. A dor foi um brinde bem desagradável. No fim de tudo, um tempo não tão bom, mas ainda dentro da meta estabelecida durante a corrida, quando as dores me impediram de correr mais forte. Por outro lado, a medalha é bonita, a viagem valeu a pena e o domingo foi excelente. Saldo zerado. Vamos pra próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...