terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Night Run Costão do Santinho

Primeira corrida do ano. Parecia que fazia muito tempo que não tinha uma corrida. Na verdade, foram só 3 semanas sem provas. Desde a São Silvestre, só treinos e mais treinos. E melhorando os tempos. E sentindo de novo a dor na fíbula ou ali por perto. Chegou o dia (noite) da Night Run Costão do Santinho. A corrida aconteceu no Costão do Santinho, como fica meio explícito. Provas de 5 e 10 km, trajeto todo na areia, à noite. Fatores que fizeram essa prova ser um pouco diferente das outras, mas muito agradável.
 
Sábado foi um dia quente, eu estava sem vontade nenhuma de sair de casa pra correr. A maior preguiça do mundo. Ainda comi sorvete antes da corrida. Pra completar, a dor na perna só tinha piorado desde quinta-feira. Achei que ia correr com muitas dores. Alonguei até mais do que faço normalmente, pra tentar diminuir. Não adiantou muito. Mesmo assim, decidi que não ia me importar com as dores durante a corrida. Azar da perna, meu também, se começasse a doer. Eu ia correr pra tentar fazer algo perto do meu recorde.

A largada foi dada e ainda havia um pouco de luz natural. Depois de alguns minutos, já era noite e ficou bem complicado de ver onde se pisava. Pelo menos eu sabia que era areia. Menos mal que não encontrei nenhum buraco. As tochas que estavam pelo percurso deixaram o trajeto bonito e tal, mas iluminação mesmo não existia. Era, de fato, uma corrida noturna. E foi muito legal. As condições não pareciam as melhores para fazer um bom tempo. Areia fofa em alguns lugares, tudo escuro, tempo abafado. Só parecia.

Sei lá se foram os treinos ou qualquer outra coisa, mas comecei em um ritmo bom, mesmo sendo na areia. Me surpreendi e senti que as dores foram diminuindo no decorrer da corrida. Fiz os 5 km em 25:08, recorde pessoal na distância. Aliás, bati meus recordes nos 5, 6, 7, 9 e 10 km nessa prova. Por enquanto, o melhor desempenho da minha vida nos 10 km. Ainda vai melhorar. Uma pena que o percurso não teve os 10 km anunciado. No entanto, pelo pace, de 5:07 min/km, bati meu recorde pessoal.

Durante toda a corrida, corri junto com o Robson, da TreineBem. Ele me ajudou bastante em manter o ritmo em alguns momentos da prova. A parte física está boa e as dores vem e vão. O maior problema é a parte psicológica. Por alguma razão inexplicável, diminuo o ritmo no meio da prova, sendo que ainda tenho fôlego e pernas pra continuar. No fim, dei um sprint e fiz pace entre 3:40 e 4:00. Nem consegui olhar pro relógio da chegada e quase esqueci de parar o meu GPS, mas mostra que ainda tinha alguma energia sobrando.

As dores praticamente sumiram durante e depois da corrida. Talvez correndo eu sinta menos dor. Talvez. Deve ter alguma explicação, que eu não sei qual é. Se as dores diminuirem, os treinos podem ser mais intensos. Sinto que tá quase na hora de fazer 10 km abaixo de 50 minutos. Quero esse tempo até a prova da Track & Field, dia 29/04. Os treinos seguem, as dores também. Vamos convivendo assim. Por enquanto, me deixem comemorar meu novo recorde pessoal nos 10 km. Na areia, na praia, à noite. Foi bom demais.

2 comentários:

  1. Muito bom, Enio. Estás evoluindo muito rápido. Daqui a pouco estaremos correndo juntos, e espero que no sub-45 !!! Excelente estréia 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o fim do ano, quem sabe eu consiga te acompanhar em uma corrida. Vamo que vamo!

      Excluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...