segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Corrida da Primavera

Julho foi um mês excelente de corridas. Foram 4 participações. Agosto parecia que ia ser melhor. Não foi. Vento, chuva e frio, além de poucas provas, contribuíram para um sedentarismo forçado e preguiçoso. Em agosto, só consegui participar do Mountain Do. Chega setembro e, se tudo der certo, vou correr 5 provas. A primeira da lista foi no último domingo, a Corrida da Primavera, organizada pela ACORSJ, na Beira Mar de Florianópolis.

O dia estava bonito, mas havia o vento. Na Beira Mar, esse vento ficou mais acentuado. O sol saiu e amenizou um pouco. Frio ninguém passou, eu acho. Como vinha de uma semana parado e apenas um treino de 10 km no sábado, queria correr tranquilamente, sem pensar em tempo, nem forçar muito. Mas vai dizer isso pro meu corpo e pras minhas pernas quando é dada a largada. É corrida, não é treino, me empolgo e saio como se o mundo fosse acabar.

A prova deveria ter 10 km, teve um pouco menos, coisa de aproximadamente 9.33 km, perto disso. No primeiro quilômetro, o idiota aqui correu a 4:51 min/km. Aí o pace foi subindo, como sempre acontece. Uma hora minhas pernas iam cobrar o começo um tanto explosivo. No 8º e 9º km, cheguei a 6:00 min/km. Normal. Quando vi que estava chegando, acelerei pra passar um dos três corredores que havia me passado depois dos 5 km. Foram pouco mais de 300 metros, mas nessa distância corri a 4:05 min/km.

Logo, alguma coisa eu preciso mudar. Meu começo é bom porque eu me empolgo com a largada e o final também pode ser bom, se eu tiver alguma energia pra acelerar e terminar o quanto antes. O tempo foi além do esperado. O cansaço pós-prova apareceu e coxas e panturrilhas ficaram um tanto prejudicadas. Nada de grave e anormal. Anormal sou eu não saber me controlar e sair correndo sem critério.

O mais supreendente foi o resultado: chamaram meu nome porque fiquei em terceiro lugar na categoria. Não tinha muita gente correndo, mas mesmo assim não esperava. Fiquei bem contente. Mais um troféu pra coleção. Agora são 9 inacreditáveis troféus. Vou sentir saudade da categoria 20-24 anos. Preciso treinar e melhorar mais o meu tempo. Os Loucos por Corridas estavam lá e, por óbvio que se possa imaginar, animaram a prova.

Se tenho alguma coisa pra reclamar, é do horário da largada. Atrasou meia hora, como é comum acontecer nessas provas, digamos, menores. Atrapalha um pouco. Fora isso, o trajeto foi interessante, já que é raro correr em direção ao Centrosul. Mais provas estão por vir. A próxima é a Track and Field. Depois tem mais e mais. Sabe o que eu vou fazer? Correr todas. Vai que sobra um troféu de novo. Comece a correr você também, seu sedentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...